Tem coragem para fazer a Route 66 de carro? Se sim o Icaro tem uma proposta, de 17dias, por 2000 euros

por: António Manuel Teixeira
Tem coragem para fazer a Route 66 de carro? Se sim o Icaro tem uma proposta, de 17dias, por 2000 euros
Icarion

É suficientemente aventureiro para fazer a maior estrada do mundo, Route 66, de carro? A sua resistência é suficiente para tal aventura? Por 2000 euros pode embarcar nessa aventura.

Prepara-se bem, ponha os pés no chão e siga para uma agência de viagens e peça o programa do Icaro, que o prepara em Chicago, em que na esquina das ruas Michigan e Adams, marcadas como o ponto de partida da histórica “Route 66”, e tomar um café ou o pequeno-almoço no Lou Mitchell's, visita obrigatória para os viajantes da “Route 66”. Desfrute de um passeio pelas margens do Lago Michigan ou aproveite ainda para explorar os mais importantes pontos turísticos e tesouros arquitetónicos da cidade. 

Inicio da viagem pela via tradicional Leste-Oeste de Chicago a St. Louis, pelo Missouri, atravessando intermináveis campos de milho e pradarias. Pelo caminho, não perca o “cidadão” mais fotografado de Wilmington, o gigante verde “Gemini”. Em Springfield, paragem obrigatória no Cozy Dog Drive-In, onde a famosa “Corn on the cob” surgiu pela primeira vez, e explore ainda o legado de Abraham Lincoln com uma visita ao Lincoln House National Historic Site. Uma vez em St. Louis, a maior cidade ao longo da “Route 66”, poderá seguir os passos de lendários exploradores visitando os seus locais históricos ou o impressionante Gateway Arch. 

No dia seguinte viagem para Springfield, reconhecida como o berço da “Route 66”. Pelo caminho, recomendamos a visita das Grutas Meramec, um extenso conjunto de grutas naturais que, além da sua beleza, foram usadas por Jesse James como esconderijo, aproveitando o seu rio subterrâneo para escapar à justiça. 

Deixamos para trás o Missouri, atravessando uma pequena parte do Kansas para entrar em Oklahoma. O trajecto da “Route 66” neste estado é o mais longo de todos e ainda contém vários segmentos da estrada original que serviu às famílias de Oklahoma que se dirigiam para o oeste em busca de melhores oportunidades durante a HISTÓRICA ROUTE 66 de 1930. Paragem em Catoosa para ver a mítica baleia azul com mais de 6 metros de altura, um dos ícones da “Route 66”. Uma vez na Capital de Estado, pode aproveitar para visitar os antigos motéis e os típicos postos de gasolina dessa estrada.

No sexto dia entra nas planícies do Texas, anteriormente habitadas por enormes rebanhos de bisontes e tribos nativas como os Kiowa e os Comanches. Visite o Museu Route 66 em Clinton; pare na Shamrock's Tower Station e no U-Drop Inn Cafe com a sua torre imponente e aproveite o primeiro posto de gasolina Phillips 66 restaurado em McLean. Já em Amarillo, paragem no Big Texas Steak Ranch, onde poderá degustar um bife de mais de dois quilos. 

Antes de sair de Amarillo, não deixe de visitar o Ranch Cadillac. Esta exposição única mostra uma fila de dez carros Cadillac pintados de várias cores, com a parte da frente enterrada no chão. Continue para o MidPoint Café em Adrian, famoso por seus doces, e de seguida continuação da viagem na “Route 66” para Albuquerque, no Novo México.

Esta será a altura de relaxar, pois estamos a meio do caminho, na maior cidade do estado que se estende até às margens do Rio Grande. Poderá passar o dia a explorar a Avenida Central; o Historic Old Town que oferece uma amostra do passado colonial espanhol do Novo México e o Indian Pueblo Cultural Center, propriedade das 19 comunidades nativas do estado, que mostra a história das culturas nativas americanas da região. 

Para ter uma verdadeira ideia da Antiga “Route 66”, visite a capital do estado do Novo México, Santa Fé. Fundada sobre as ruínas de uma aldeia nativa abandonada, mas rica em história, é a capital mais antiga dos Estados Unidos. Houve um tempo em que era aqui o final do antigo caminho de Santa Fé, rota comercial que ligava a fronteira americana do Leste ao extremo oeste. Desfrute em Santa Fé de suas galerias de arte, mercados ou museus de arte tradicional e contemporânea.

No décimo dia é a chegada ao estado do Arizona, em direcção ao Parque Nacional “Petrified Forest”, o único parque dentro dos Parques Nacionais que contém um trecho da histórica “Route 66”. Encontrará aqui mais de 13.000 anos de história com conjuntos de madeira petrificada, um dos maiores e mais colorido sítio arqueológico do mundo. Uma vez em Holbrook, não se esqueça de parar no Wigwam Motel, cujas teepees (tendas) são outro ícone desta estrada. 

Partida para Meteor City, um antigo posto comercial, cuja cúpula pode ser vista a quilômetros de distância. Passagem por Flagstaff e Williams a caminho do Parque Nacional do Grand Canyon, uma maravilha natural que o deixará sem folgo. Aproveite o dia descobrindo o seu extremo sul, parando num dos seus miradores, caminhando pela Rim Trail ou pela histórica Hermit Road.

A viagem segue para Seligman, o percurso ininterrupto mais longo da “Route 66”. Continuação para Kingman, cujos antigos cafés e motéis permanecem em funcionamento, até chegar à Barragem de Hoover, considerada o maior projeto de obras públicas da história dos Estados Unidos. Estende-se pelo rio Colorado, que forma a fronteira entre o Nevada e o Arizona. Chegada a Las Vegas.

A viagem é longa e há muito que visitar, pelo que o 13º dia servirá para passear pela famosa Strip, visite os seus mega hotéis, aproveite por fazer uma excursão nocturna e maravilhar-se com as luzes da cidade, tentar a sorte num dos casinos ou desfrutar de um de seus inúmeros espectáculos. Com tanto para fazer, 24 horas por dia não parecem ser suficientes. 

Saída com destino ao Deserto de Mojave até Calico Ghost Town, uma autêntica cidade mineira e um dos poucos acampamentos mineiros originais do Velho Oeste. Continuação para Barstow, onde uma colecção de fotografias históricas e artefactos relacionados com a “Route 66” e as comunidades do deserto de Mojave é exibida no Route 66 Mother Road Museum. Passagem por Pasadena, Los Angeles, West Hollywood e Beverly Hills até Santa Mónica, onde terá que estacionar e caminhar os últimos metros para ver a placa “End of Trail” no Porto de Santa Mónica. Esta placa marca oficialmente o extremo oeste da histórica “Route 66”.

No 15º dia aproveite para caminhar pelas praias de Los Angeles, explore um de seus bairros ou desfrute de um dia de diversão no Universal Studios ou no Disneyland. 

A viagem chegou ao fim, mas ainda tem tempo livre até à devolução do veículo no aeroporto e embarque no voo de regresso a Portugal. Noite a bordo.

É obrigatório ter carta de condução internacional e idadade superior a 25 anos. É também necessário ter um cartão de crédito (não de débito) em nome do motorista, efectuar um pagamento da taxa de devolução do veículo alugado numa cidade diferente daquela onde foi levantado: 500 USD + taxas (pagamento a efectuar localmente), e ainda  o pagamento das taxas de entrada nos Parques Nacionais, parques naturais e outras atracções (não estão incluídas). 

 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade