“Sonhando” mantém expectativas para 2022

por: Camila Mendes
“Sonhando” mantém expectativas para 2022
Publituris

José Manuel Antunes, reponsável do operador turístico Sonhamdo revela que não teve prejuízo durante a pandemia, devido a "um tiro no escuro".

O Sonhando é um operador turístico com mais de uma década de existência – “o primeiro a lançar todos os destinos do Brasil, as ilhas espanholas, Tunísia, Marrocos…”, refere o Director-geral. O seu principal segmento é a concepção de pacotes turísticos de férias em família para destinos de lazer e sol & mar, como Cancun, Punta Cana ou Cayo Coco, disponibilizando o único charter de toda a península Ibérica para este último destino turístico.

Questionado sobre o seu core-business, José Manuel Antunes, afirma que é “o pioneiro e um dos maiores operadores de Porto Santo, participamos em 40 voos de charter para Porto Santo, neste Verão”. Acrescentou ainda que “somos também um dos quatro grandes parceiros da Tunísia, um grande destino de férias”, sendo esta a sua “forma de estar no mercado”. No entanto, afirma ter outros negócios marginais, “que é a manipulação das tripulações da [companhia de aviação] Euroatlantic, um negócio de grande volume económico e de importância estratégica para o grupo”.

Para além dos destinos de férias e lazer referidos, o Sonhando tem segmentos de mercado específicos que mais nenhum operador tem, como é o caso de Timor. Quando questionado sobre a importância deste país para o operador turístico, José Manuel Fernandes referiu que foi uma “invenção” para combater “os tempos duros da pandemia e da quebra de vendas que houve”, pelo cancelamento de voos e por só ser possível repatriamentos naquela altura. Assim, dirigente assume que “foi um tiro no escuro, mas teve um sucesso extraordinário” e que foi o facto de se “agarrarem aos repatriamentos” que os levou a viver os dois anos da pandemia sem darem prejuízo, tendo até 2021 “números positivos muito assinaláveis”, refere José Manuel Antunes. Para além dos voos para Timor, a Sonhando disponibilizou também voos para Angola e Guiné.

O gestor assume que o operador tem uma grande relevância para Timor, na proximidade e promoção do país para o mundo ocidental – Lisboa tem sido a porta de entrada, mas não só. O Sonhando tem muitos clientes a ir para Timor do Chile, Coreia do Sul, Canadá, EUA, Itália, Espanha, Brasil, Cuba, contando com 19 origens diferentes.

Sobre a confiança que existe na equipa e no mercado quando tenta lançar destinos novos, José Manuel Antunes explica que a reação dos agentes de viagem com novidades é sempre de confiança, e prossegue a dar um exemplo de 2014, quando lançou três destinos que não tinham operação em Portugal – Cayo Coco, Tunísia e Porto Santo e que hoje em dia, “passados nove anos continuam a fazer os destinos”.

Relativamente às parcerias feitas com os concorrentes, o dirigente explica ser “mais fácil consolidarem e considerarem em conjunto” e que “ao se dividir o risco, torna muito mais possível obter o sucesso das operações se realizarem”.

O Sonhando tem uma parceria comercial com a TAP e quando abordado sobre este tema, o Diretor-geral do operador afirmou ter havido uma mudança positiva de atitude por parte da companhia aérea em relação aos operadores, e que isso tem dado vantagens, não só à transportadora, como ao Sonhando e ao próprio cliente, que tem voos directos, a preços mais acessíveis e com mais conforto – “tem sido uma parceria perfeita”, diz o responsável.

Tendo em conta o Sonhando ser um operador turístico, que está dependente dos preços do combustível, José Manuel Antunes assume, devido à guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que os preços podem ficar insuportáveis, as economias das famílias podem ficar afectadas e que tudo isto pode levar à diminuição da procura turística.

Por fim, o gestor sobre a operação de Verão, referiu que em termos de vendas antecipadas, os números estão favoráveis, comparativamente com 2019. No entanto, nos últimos dias houve um decréscimo nas reservas, que pode ser explicado pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Entrevista realizada por António Manuel Teixeira

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade