Cerimónias fúnebres de Manuel Cargaleiro na Igreja São Tomás de Aquino

por: António Manuel Teixeira
Cerimónias fúnebres de Manuel Cargaleiro na Igreja São Tomás de Aquino
Fundação Manuel Cargaleiro

As cerimónias funebres do Mestre Manuel Cargaleiro realizam-se a 01 e 02 de Julho, em Lisboa.

O corpo de Manuel Cargaleiro estará em câmara ardente, hoje 01 de Julho, das 18:00 horas às 22:00, na Igreja de São Tomás de Aquino, em Lisboa.

Segundo informa ainda a funerária, as exéquias terão o seu início amanhã pelas 12:00 horas, com celebração de Missa de Corpo Presente na Igreja de São Tomás de Aquino, sendo o funeral reservado à familia.

Manuel Cargaleiro nasceu em Março de 1927, na aldeia de Chão das Servas no concelho Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco. A Fundação Manuel Cargaleiro foi criada na capital do distrito, com o objectivo de dar origem a um museu dedicado à sua obra, o que aconteceu em 2005, com base num acervo de cerca de 10 mil peças.

Sucedeu-se, cerca de uma década mais tarde, a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, no Seixal, num edifício concebido por Álvaro Siza, para a divulgação e estudo da obra do artista. Em Itália, existe a Fondazione Manuel Cargaleiro, assim como o Museo Artistico Industriale Manuel Cargaleiro, em Vietri sul Mare, Salerno, com os mesmos objetivos.

Detentor de uma obra marcada pela inspiração no azulejo português, com composições complexas e jogos intensos de luz e cor, Manuel Cargaleiro está representado em coleções nacionais e internacionais.

Foi condecorado como comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada de Portugal, em 1983, Officier des Arts et des Lettres, de França, em 1984, recebeu a Grã-Cruz da Ordem do Mérito em 1989, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, em 2017, a Medalha de Mérito Cultural em 2019, o mesmo ano em que lhe foi atribuída a Medalha Grand Vermeil de Paris. No ano passado recebeu a Grã-Cruz da Ordem de Camões.

O Governo anunciou que vai decretar um dia de luto nacional, na terça-feira, coincidente com a data das cerimónias fúnebres do Mestre.

Lusa/O Turismo.PT

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways