Gente de Palavras” uma exposição no Parque dos Poetas em Oeiras

por: Zita Ferreira Braga
Gente de Palavras” uma exposição no Parque dos Poetas em Oeiras
Parque dos poetas

“Gente de Palavras” é o título da exposição, de Daniel Dias, que será inaugurada pelas 17:00 deste 13 de Julho, no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas. 


Explica  o autor, Daniel Dias, que esta exposição é o seu “tributo aos poetas lusófonos, de todas as épocas e quadrantes. A ideia de retratá-los com as suas próprias palavras, modelá-los e envolvê-los na sua própria poesia pareceu-me ser uma forma, singela mas afetuosa, de lembrar essa nossa melhor “Gente de Palavras””.

Em 2015, Daniel Dias iniciou uma colectânea de retratos de poetas de língua portuguesa como objectivo “de homenagear poetas já falecidos que sempre admirou”.

Seria como uma forma de revisitar poetas que já conhecia – alguns dos quais mesmo pessoalmente – procurando conhecer outros de forma mais  concreta e profunda.

No entanto pode admitir-se que o objectivo seria o “ de enaltecer a grande língua portuguesa que sempre sentiu como o seu território de conforto, ou, tal como dizia Pessoa, a sua verdadeira pátria”.

Daniel Dias adoptou como método “fazer o retrato de cada um dos poetas a partir dos seus próprios poemas”. Embrenhava-se na obra dos poetas, e, concentrando-se nas suas imagens, “caligrafava” os retratos

Deste modo, talvez exótico o autor experimentava “a estranha sensação de mergulhar no âmago de cada poeta, e de “absorvertodo o seu conteúdo, realidade, e dramatismo próprios”.


A primeira exposição de “Gente de Palavras” era constituída por vinte retratos. Mas a coletânea não parou. Os poetas parecem reclamar-se uns aos outros... Cresceu, e dos vinte iniciais passou a vinte e oito, depois a trinta e dois, e a quarenta... Atualmente conta com cinquenta retratos.

As diversas edições foram exibidas em vários lugares, em Lisboa, no Algarve e agora, pela segunda vez, em Oeiras. Aqui, neste fascinante Templo da Poesia, são apresentados, vinte e nove dos cinquenta retratos existentes.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade