Carlos Carreiras decreta dia de Luto Municipal em homenagem a Paula Rego

por: António Manuel Teixeira
Carlos Carreiras decreta dia de Luto Municipal em homenagem a Paula Rego
Mário Cruz - Lusa

O presidente da Câmara de Cascais vai decretar um dia de luto municipal pela morte da pintora, hoje 08 de Junho, aos 87 anos.

Numa publicação da rede social Facebook, da autarquia, é referido que "a Câmara Municipal de Cascais, por decisão do seu presidente, vai decretar um dia de luto municipal para 09 de Junho".

Recordamos que a Casa das Histórias de Paula Rego se situa na Vila, e é um equipamento que integra o Bairro dos Museus de Cascais, sendo gerido pela Fundação D. Luís I.

 

Carlos Carreira e o o presidente do conselho diretivo da Fundação D. Luís referem: "Tudo faremos para honrar a sua memória através das actividades programadas e a programar na Casa das Histórias Paula Rego".

No comunicado, o edil e Salvato Teles de Menezes destacam que a "cultura portuguesa perde assim uma das suas mais importantes e irreverentes criadoras, alguém que se distinguiu como mulher, ser humano e artista".

Destacam igualmente a sua vida, o percurso profissional e o seu estilo artístico.

"Em 2009, foi inaugurada em Cascais a Casa das Histórias, com projecto do arquitecto Eduardo Souto Moura, um museu dedicado à obra de Paula Rego, que, desde então, acolheu inúmeras e importantes exposições da sua obra", como é referido na publicação.

 

A pintora, uma das mais aclamadas e premiadas artistas portuguesas a nível internacional, morreu na manhã de hoje em Londres, "calmamente, em casa, junto dos filhos", disse à agência Lusa fonte próxima da família.

 

Paula Rego estudou nos anos 1960 na Slade School of Art, em Londres, onde se radicou definitivamente a partir da década de 1970, mas com visitas regulares a Portugal, onde, em 2009, foi inaugurada a Casa das Histórias.

Nascida em 26 de Janeiro de 1935, em Lisboa, foi galardoada, entre outros, com o Prémio Turner em 1989, e o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso em 2013, além de ter sido distinguida com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada em 2004.

Em 2010, recebeu da Rainha Isabel II a Ordem do Império Britânico com o grau de Oficial, pela sua contribuição para as artes.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways