"Gabriela" revolucionou Portugal há 45 anos

"Gabriela" revolucionou Portugal há 45 anos
Globo

A 16 de Maio de 1977 e estreia de Gabriela  provocou uma verdadeira transformação.



Desde então que todas as noites de dias de semana há uma novela da Globo em exibição em Portugal 

" Com cheiro a cravo e cor de canela," ‘Gabriela’ chegou pela primeira vez a Portugal a 16 de Maio de 1977, dia em que foi exibido o primeiro episódio.

Desde então Portugal ficava preso à televisão para assistir à  história criada por Jorge Amado e que foi exibida na RTP.
E foi assim que se criou um hábito que continua enraizado na nossa sociedade: o de assistir a telenovelas. Prova disso é o facto de ser um dos produtos mais consumidos da televisão portuguesa.

Desde ‘Gabriela’ que todas as noites de dias de semana há uma novela da Globo em exibição em Portugal, o que me deixa muito orgulhoso”, sublinha Ricardo Pereira, diretor da TV Globo em Portugal. “Todo o português tem um grande sorriso quando se fala na Globo. É uma marca que já faz parte de Portugal”, sublinhou

Portugal parava literalmente para ver ‘Gabriela’, um fenómeno televisivo sem precedentes. A popularidade daquela que foi a primeira novela exibida em Portugal estendeu-se até à Assembleia da República, onde o trabalho chegava mesmo a ser interrompido ou adiado. ‘Gabriela’ teve não só o poder de alterar os hábitos dos portugueses, como também de ser transversal a estratos sociais e faixas etárias.


Passados 45 anos, a Globo faz cada vez mais parte da vida e do quotidiano do público português. Na televisão aberta através da SIC, onde estão a ser exibidas actualmente as novelas ‘Fina Estampa’,  e ‘Pantanal’, através do canal Globo, , e através do Globoplay, plataforma de streaming da Globo com um vasto catálogo on demand e sete canais em directo.

QATAR turismo

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade