O Desfile de Carros Elétricos Históricos está de regresso à marginal do Porto

por: Tomás Ribeiro da Silva

O Carro "americano" totalmente restaurado vai recriar a viagem de inauguração oficial da primeira linha de transporte público ocorrida há 150 anos no próximo domingo, dia 15 de maio, liderando o desfile de Carros Eléctricos Históricos.

Além de irem desfilar ao longo da marginal do rio Douro entre o Infante e o Passeio Alegre, 14 viaturas que fazem parte do acervo do Museu do Carro Eléctrico, vai haver uma recriação do primeiro percurso da viagem de inauguração oficial do carro "americano", que a 15 de Maio fará precisamente 150 anos. A ligação foi feita entre a cidade do Porto a Matosinhos e Leça da Palmeira.

Com a recriação da viagem, começam as celebrações dos 150 anos de exploração do transporte coletivo na cidade do Porto e de Matosinhos pela empresa "Companhia Carril Americano do Porto à Foz e Matosinhos", que mais tarde deu origem à STCP.

Desta vez a viagem será mais reduzida, porém a emoção do original não faltará.

Por volta da 15:30 as viaturas vão partir do Infante, agrupando na Alfândega com o “americano” para fazer o percurso até que fará uma paragem no Museu do Carro Eléctrico às 16:00, para que os participantes assistam à encenação da parte final da viagem inaugural ocorrida no ano de 1872 em Matosinhos. O pequeno teatro será responsabilidade do Rancho Folclórico do Porto que além de atores a representar personagens de época, irá presentear o público com o Canto do Hino de D. Luis e com a Cantiga do americano. Depois, por volta das 16:30 o desfile retoma rumo ao Infante, com as viaturas a retomarem ao seu posicionamento habitual na exposição permanente do Museu do Carro Eléctrico.

Os bilhetes do Desfile têm o preço de 8,00 euros para adultos e de 5,00 euros para crianças entre os 5 e os 12 anos e podem ser adquiridos no Museu do Carro Eléctrico ou nos elétricos que integram o desfile, junto do guarda-freio. A visita será gratuita ao Museu do Carro Eléctrico durante a tarde.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade