As reações à morte da actriz Eunice Muñoz que a recordam como uma pessoa maternal. E o próprio teatro.
Eunice Muñoz morreu esta sexta-feira, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, aos 93 anos, disse à agência Lusa o filho da actriz.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou à Lusa: "É profundamente consternado que tomo conhecimento da morte de Eunice Muñoz, uma referência nacional, admirada e respeitada por todos os portugueses". Acrecentou ainda que "Portugal está de luto. Habituámo-nos à ideia de Eunice Munõz era eterna. Fisicamente não é. Resistiu a uma, duas, três, quatro crises de saúde. Mas é eterna no nosso espírito e não a esqueceremos”.
Para Marcelo Rebelo de Sousa, Eunice Muñoz marcou a vida dos portugueses “ao longo de muitas décadas”.
Acrescentou afirmando:“Em nome de todos os portugueses, queria agradecer-lhe uma vida dedicada ao teatro, mas também ao cinema, à televisão e à cultura em Portugal. Uma vida dedicada aos portugueses. Não a esquecemos, nunca a esqueceremos, estará sempre no nosso coração”.
Actriz de reconhecido talento, chamavam-lhe a “dama do teatro português”, título de que nunca gostou: “Gosto pouco desses epítetos”, admitiu à Notícias Magazine, em 2019. “Chamem-me Eunice.”
Jornalista