"Mátria": Ópera inspirada em Miguel Torga no Coliseu do Porto

por: António Manuel Teixeira
"Mátria": Ópera inspirada em Miguel Torga no Coliseu do Porto
Divulgação

Esta sexta-feira, 04 de Março, às 21:00, o Coliseu do Porto apresenta uma ópera em português, "Mátria". É a primeira ópera criada em Trás-os-Montes e também a primeira ópera inspirada em Miguel Torga. 

Esta obra em português é uma história actual sobre a sociedade que fomos e continuamos a ser, e onde os personagens se assemelham tantas vezes a cada um de nós. O libreto foi escrito por Eduarda Freitas e Fernando C. Lapa foi o compositor que aceitou o desafio de transformar o libreto em música. A história passa-se numa aldeia transmontana, onde um rapaz vive fascinado com as histórias de encantar, acreditando que há um tesouro escondido na barriga do monte para onde leva as ovelhas. É a primeira ópera em Portugal baseada na obra de Miguel Torga, nomeadamente nos “Contos da Montanha” (editados em 1941) e nos “Novos Contos da Montanha” (editados em 1944).

Ópera em dois atos, “Mátria” é uma ideia original e com produção da agência criativa Inquieta, recebeu o Alto Patrocínio da Presidência da República e apresenta-se agora ao público no maior teatro do Norte. Esta produção envolve um coro profissional e um Coro da comunidade, uma Orquestra de 30 músicos formada propositadamente para o projeto, e sete solistas nacionais. Libreto de Eduarda Freitas e música composta por Fernando C. Lapa.

Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do Coliseu, Ticketline e locais habituais. Estudantes beneficiam de 50% de desconto, Amigos do Coliseu e portadores do Cartão Porto. 20%, maiores de 65 anos e famílias com mais de três elementos têm 25% de desconto.

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade