Está a chegar a grande festa da curta-metragem!

por: Zita Ferreira Braga

Pelo nono ano consecutivo, Portugal celebra O Dia Mais Curto com mais de 100 sessões de cinema por todo o país.



 Nesta edição, que conta com a participação de 30 localidades portuguesas, serão exibidas 37 curtas-metragens, entre os dias 01 e 30 de Dezembro.

Todos os anos, entre 21 e 22 de Dezembro, o Inverno chega ao hemisfério norte deste modo que assinala o dia mais curto do ano “inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto em todo o mundo”.

Como festa que é, queremos chegar a muita gente. Escolas, estabelecimentos prisionais, Metro do Porto, Planetário do Porto ou Museu da Biodiversidade, são alguns dos locais inusitados por onde O Dia Mais Curto vai passar.

Este ano, a Agência da Curta Metragem apresenta quatro programas distintos para todas as idade e públicos, com uma programação que integra filmes nacionais e internacionais.

O programa "Curtas do Mundo" propõe uma viagem por algumas das obras exibidas na mais recente edição do festival Curtas Vila do Conde. "Novas Curtas Portuguesas" pelo que se revela uma excelente oportunidade para conhecer autores nacionais e as histórias que têm para nos contar, enquanto as secções dedicadas aos mais jovens, "Curtinhas para Todos" (M/6) e "Amiguinhos" (M/3), com uma promessa de animação “a par da educação pela imagem”.


Além dos programas propostos, terão lugar sessões especiais no Cinema Trindade, Cinema Ideal, e na Cinemateca Portuguesa. No Cinema Trindade, no Porto, será apresentada uma seleção de filmes que explora questões de género e identidade. No Cinema Ideal, decorre uma especial sessão dedicada à obra de João Rosas, com os filmes “Entrecampos”, ”Maria do Mar” e “Catavento”. Na Cinemateca Portuguesa, a programação apresentada será mais transversal, incluindo filmes em torno de um tema: o mar. Estas sessões especiais contarão com a presença dos realizadores.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways