Em Cascais, a magia e a alegria do Natal estão a chegar

por: Ana Torrinha
Em Cascais, a magia e a alegria do Natal estão a chegar
Câmara Municipal de Cascais

Mantendo o modelo de sucesso de 2020, e para evitar aglomerações quando a pandemia ainda domina o nosso dia-a-dia, o Natal vai passar à porta dos munícipes.

É o regresso do Desfile de Natal em todas as freguesias, onde não irão faltar as renas nem os duendes, os presentes, a música, muita animação e, claro, o rei e senhor da festa – o Pai Natal - que, à semelhança de outros anos, visita Cascais nesta época festiva. A Roda Gigante volta também ao concelho, mas, desta vez, assenta arraiais nos Jardins do Casino Estoril. 

A magia arranca já no dia 27/11, Sábado, a partir das 18:00, hora a que se acendem as iluminações a partir da Praça 5 de Outubro, em Cascais e, em simultâneo, nas quatro freguesias, para ajudar também o comércio local. Ao todo, Cascais vai ter a luz de cerca de 5 milhões de leds e micro leds que, com 360 graus de foco iluminário, em edifícios icónicos como a Câmara Municipal e a Igreja da Assunção, mas também nas Arcadas Estoril e Avenida Marginal.

Os Mercadinhos Alcabideche, Cascais e Carcavelos vão ajudar a recriar o espírito de Natal nas ruas. Mas há muito mais. Zonas de street food em todas as freguesias e dinamização de divertimentos, como carrosséis, comboios e venda de artigos para compras de última hora, vão estar à disposição de todos. 

Todos os empresários e comerciantes estão convidados a trazer para a rua os seus produtos num espaço de venda, na frente da sua loja. Desta forma será possível criar uma mostra apelativa do comércio existente no concelho. Haverá muita animação durante esta acção, que irá decorrer nos vários Centros Urbanos Comerciais do Concelho (Alcabideche, Cascais, Carcavelos, Estoril, Parede e São Domingos de Rana).   

A estrela do momento, o Pai Natal, montado no seu trenó, vem escoltado por cinco carros e três motos temáticas, e claro, acompanhado por soldadinhos de chumbo e por um presépio vivo, um comboio de duendes, quatro carros temáticos e muita alegria.   

O cortejo natalício, que poderá, este ano, ser acompanhado em tempo real no site oficial de Cascais, vai passar por todas as freguesias do concelho, fazendo a sua primeira apresentação dia 27/11.  Ao todo são cerca de 40 circuitos sempre diferentes e com uma duração de duas horas cada, em horários variados.

Para todos os que querem entrar no "espírito de Natal" existem muitas acções de recolha de brinquedos para os que mais precisam. O projecto "Recriar o Natal", promovido pela Câmara Municipal de Cascais, permite que a crianças dos Centros de Acolhimento temporário recebam um brinquedo. Participe, e mude o Natal dos mais pequenos.

 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways