"Cousteau Passado e Futuro" o documentário da National Geographic em exclusivo no Disney+

"Cousteau Passado e Futuro" o documentário da National Geographic em exclusivo no Disney+
Disney+

O Disney+ acaba de anunciar que a estreia de "Cousteau Passado e Futuro", o filme-documentário da National Geographic, terá lugar no dia 24/11, Quarta-feira, em exclusivo neste serviço.

A estreia mundial do filme teve lugar na edição de 2021 do Festival de Cinema de Telluride, e, depois disso, recebeu o Prémio Grierson na categoria de Melhor Documentário, na edição de 2021 do Festival de Cinema de Londres BFI. Recebeu ainda o prémio Critics' Choice Documentary Award, na categoria de Melhor Documentário de Ciência/Natureza. A estreia de "Cousteau Passado e Futuro" no cinema deu-se a 22/10 com aclamação da crítica.
O Capitão Jacques-Yves Cousteau foi um dos mais importantes exploradores do século XX. Foi um realizador e aventureiro muito admirado, que documentou as maravilhas exóticas que se escondem no oceano através de equipamentos inovadores. Do seu legado faz parte um filme vencedor de uma Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, dois Óscares e dois programas de televisão emblemáticos e de longa duração, "The Undersea World of Jacques Cousteau" e "The Cousteau Odyssey".

O seu trabalho tornou-se no epíteto da sua vida no mar e no seu famoso barco, o Calypso. Foi autor de mais de 50 livros sobre a sua vida subaquática e inventou o Aqua-Lung, promovendo a evolução da prática de mergulho.

Foi, contudo, como ambientalista que Cousteau mais impactou a longo prazo, alertando o mundo para o aquecimento dos oceanos muitas décadas antes de a crise climática chegar à capa dos jornais. Foi decisivo na proteção da Antártida, participou na primeira Cimeira da Terra e, de facto, o contributo de Cousteau relativamente às medidas necessárias para a proteção do Planeta continua a inspirar gerações.

"Jacques Cousteau foi um aventureiro e inventor que se tornou num fervoroso ambientalista numa fase mais avançada da vida", afirmou a realizadora do filme.
Na criação deste documentário, Liz Garbus recorreu a 550 horas de material de arquivo e imagens quase nunca vistas para deixar que os filmes, as palavras e as recordações de Cousteau contassem, por si, a sua história. "Becoming Cousteau" centra-se no homem sobre quem a maioria das pessoas, ainda que tenham crescido a adorá-lo, pouco sabem. Começou por procurar petrolíferas que patrocinassem as suas aventuras à volta do mundo, e foi mais tarde que tomou consciência e se tornou no primeiro e mais importante defensor da preservação dos oceanos. Ainda que a sua vida familiar se tenha pautado por alguma instabilidade e tenha sido marcada por grandes perdas, Cousteau manteve-se fiel ao seu grande amor — o mar.
"Cousteau não nasceu protector dos oceanos — foi algo que aprendeu a valorizar à medida que se apercebia das alterações ao mundo subaquático que aconteciam mesmo à sua frente”, constatou  Liz Garbus, acrescentando ainda que “espero que a vida incrivelmente interessante e épica de Cousteau nos mostre o quanto todos nós podemos evoluir na vida e na nossa atitude em relação ao nosso lugar na Terra. Cousteau é um verdadeiro herói da nossa era, e a sua história de vida orienta-nos no caminho para um futuro melhor."

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade