Atlantic Compost vence 2.º Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition

Super Bock Group e Fórum Turismo premeiam solução para valorizar os resíduos orgânicos na restauração


Tendo como objectivo “combater o desperdício alimentar através da transformação e valorização dos resíduos orgânicos na restauração”, o projecto Atlantic Compost surge como  vencedor da edição do Tomorrow Tourism Leaders - Super Edition, uma competição promovida pelo Fórum Turismo e o Super Bock Group, e que conta com o apoio do Turismo de Portugal.

Tendo como objectivo encontrar soluções sustentáveis que promovam a inovação no canal HORECA, “esta edição procurou contribuir simultaneamente para a retoma do Turismo, setor fortemente impactado pela crise pandémica”. 

Com este objectivo foram distribuidos pelos restaurantes “recipientes destinados à compostagem dos resíduos alimentares, transformando-os posteriormente em adubo de qualidade”.
Trata-se de uma ideia proposta por uma equipa  com dois jovens, das áreas da Gestão e Turismo e do Direito.
 
Com o objectivo de aumentar esta prática na área da restauração, “o Atlantic Compost prevê ainda a formação de empresários e trabalhadores da restauração simplificando a sua participação numa atividade que contribui para a redução dos gases de efeito de estufa, provenientes dos resíduos orgânicos descartados em aterros”.

Esta edição do Tomorrow Tourism Leaders - Super Edition contou nesta primeira fase, com mais de 200 participações que tinham como objectivo introduzir boas práticas nas áreas da Restauração e Hotelaria.
Deste modo do desperdício alimentar e reciclagem à digitalização e à responsabilidade social, “as melhores ideias foram pré-selecionadas e transformadas em 69 projetos de equipa a concurso”.

Com seis projectos no final, “de entre os quais o júri, constituído pelo o Super Bock Group, o Fórum Turismo, o Turismo de Portugal e o NEST - Centro de Inovação do Turismo, selecionou o projeto Atlantic Compost ao qual foi atribuído cheque de 5.000€ para concretização da ideia apresentada.

A directora de Comunicação, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Super Bock Group, Graça Borges, afirma que “o Tomorrow Tourism Leaders – Super Edition foi uma vez mais um sucesso, mostrando que as pessoas estão interessadas em participar nas temáticas da sustentabilidade e em apoiar a mudança. As ideias que nos chegaram apresentam potencial para poderem vir a ser aplicadas, podendo contribuir de forma muito positiva e significativa para o desenvolvimento de um setor tão relevante para a economia nacional. Desejo o maior sucesso a todos os participantes, em particular ao projeto vencedor.”

E continua afirmando “Esta iniciativa é mais uma marca do trabalho do Super Bock Group na área da sustentabilidade. Estamos alinhados com o propósito da inovação, tão patente neste desafio, e queremos estar sempre ao lado de quem quer fazer mais pelo ambiente e pela sociedade. O empreendedorismo é uma peça chave do desenvolvimento e, como tal, é algo que procuramos incentivar não só dentro da nossa organização como fora dela, junto de parceiros e, claro, dos consumidores”, conclui Graça Borges.

Para o presidente do Fórum Turismo, António Marto, “é sempre uma mais valia trabalhar ao serviço da inovação e da sustentabilidade para o turismo na companhia de grandes parceiros como o Super Bock Group e o Turismo de Portugal. Ainda existe muito a fazer ao serviço da inovação e da sustentabilidade nas diversas áreas de turismo. O que estamos a fazer agora é apenas o início de uma ambição maior, de continuarmos a desenvolver este tipo de iniciativas no sector.

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade