Já abriu em Torres Vedras o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho

Já abriu em Torres Vedras o Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho
Divulgação

O Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, uma homenagem ao ciclista natural de Torres Vedras, foi inaugurado na quinta feira, 05 de Agosto.



O novo equipamento cultural está localizado no espaço do antigo refeitório da Casa Hipólito, no Bairro Arenes, passará a ter uma exposição permanente bem como uma exposição temporária.

O Museu tem fundamentalmente como missão “preservar a memória do ciclista torriense Joaquim Agostinho” promovendo ainda o ciclismo enquanto prática desportiva e social.

Deste modo o equipamento irá “investigar, conservar, interpretar, divulgar e valorizar os testemunhos materiais e imateriais mais relevantes da história do ciclismo, desde o uso da bicicleta e da memória até à identidade da comunidade ciclística.

“Esforço e Glória. Joaquim Agostinho e uma Volta à História em Bicicleta” foi o nome dado à exposição permanente, que propõe uma análise da história do ciclismo internacional e nacional, “destacando a evolução da bicicleta, das modalidades que compõem esta prática desportiva, os seus atletas e as memórias dos adeptos portugueses”.

Na exposição contempla “um núcleo dedicado ao percurso de vida e desportivo de Joaquim Agostinho”, lembrando as suas diversas vitórias, aventuras e memórias.

Esta primeira exposição temporária de seu nome“Um Outro Lado da Bicicleta” tem como objectivo  tomar-se contacto com “as profissões em bicicleta, a deslocação para as fábricas, o uso militar, a ligação aos movimentos de emancipação feminina, a ligação às novas formas de vivenciar as cidades, o desporto amador e os amores e poesias trazidos pela bicicleta são revisitados através de um olhar retrospectivo”.


A nota refere ainda que o serviço educativo do Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho irá pôr em prática “actividades lúdicas e pedagógicas através de programas que abordam o património cultural relacionado com o ciclismo” , com o objectivo de “promover a educação rodoviária, a mobilidade e o seu impacto no meio ambiente, a atividade física e a adoção de hábitos de vida saudáveis”.

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade