Saúde: cinco cuidados a ter para um Verão saudável

Saúde: cinco cuidados a ter para um Verão saudável
Pão de Açúcar

Depois de um ano rigoroso em muitos sentidos, o Verão surgirá certamente como o período ideal para descansar e evitar acidentes, como escaldões ou desidratação.

Em pleno Verão, passeios, descanso, sol e praia poderão ser algumas das atrações de maior interesse. Para que as suas férias sejam aproveitadas ao máximo, a seguradora MGEN elaborou uma lista de dicas, no que toca a cuidados a ter com a sua saúde.

Num período tipicamente recheado de sol e calor, o corpo humano tende a transpirar mais, pelo que este precisa de estar melhor hidratado, o que é assegurado pelo reforço da ingestão de líquidos, que por sua vez contribuem para a manutenção do equilíbrio hídrico do organismo.

Ter uma alimentação é sempre fundamental, mas a MGEN incentiva o consumo de "alimentos leves, como verduras, legumes e frutas, que são ricos em vitaminas e minerais e ajudam a repor a quantidade de água do corpo." Isto porque temperaturas mais altas obrigam a que o organismo tenha de trabalhar ainda mais para processar as refeições muito pesadas e gordurosas.

A aplicação de protector solar é também destacada. Os conselhos relativamente a este tema passam pela aplicação diária do produto cerca de 30 minutos antes de sair de casa e reaplicações de duas em duas horas.

Ao nível do Fator de Proteção Solar, a entidade recomenda a aplicação de protetores não inferiores a 30 FPS no corpo. Já na cara, a protecção deverá ser sempre de 50 FPS.  A exposição solar deve ser evitada entre as horas de maior calor, as 11:00 e as 16:00 e é também aconselhado que não reutilize o protetor solar do Verão passado, mas sim que adquira um novo.

Apesar de o Verão ser o período mais crítico do ano neste sentido, é dado o conselho para que os cuidados com a pele se mantenham ao longo de todo o ano. Todas estas medidas são recomendadas, no âmbito de proteger o maior órgão do corpo humano, a pele, de forma a evitar possíveis problemas de saúde no futuro, como o cancro da pele.

A MGEN deixa ainda um alerta relativamente às constipações de Verão, que muitas vezes surgem associadas às mudanças abruptas de temperatura e ao uso de ares condicionados. Para atuar na prevenção, a seguradora recomenda que evite ambientes com estes sistemas, dando preferência a ambientes arejados com ar natural.

No mesmo sentido, refere a lavagem frequente de mãos, o cessar de contacto com pessoas constipadas, descanso e o consumo de muitos líquidos.

É ainda recomendado que se dê maior atenção às crianças e aos idosos, devido à maior sensibilidade da sua pele, que faz com que estejam mais vulneráveis a todos estes problemas. "Relativamente às crianças, as braçadeiras ou os coletes devem ser adequados ao seu peso, tamanho e idade e obedecer às normas europeias de segurança. Na praia ou na piscina as crianças não devem ser deixadas sem supervisão.", defende a seguradora.

 

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade