Percurso cultural e histórico na Figueira da Foz

por: Zita Ferreira Braga
Percurso cultural e histórico na Figueira da Foz
Po de Saber

"Na Rota da Liberdade - A Figueira e os refugiados da II Guerra Mundial".é um novo percurso cultural na Figueira da Foz

Numa inicitiva da Pó de Saber, a Figueira da Foz tem agora um novo percurso histórico para conhecer através de uma visita guiada. "Na Rota da Liberdade - A Figueira e os refugiados da II Guerra Mundial" dá a conhecer as vicissitudes de milhares de refugiados a quem, sobretudo a partir de Junho de 1940, foi destinada a Figueira da Foz como zona de residência fixa," a espera por vistos de passagem para o continente americano, por notícias dos que ficaram para trás e dos que já haviam partido foi marcada pela angústia e pela tragédia da deslocação forçada".
No entanto, como tantos ainda hoje recordam em memórias pessoais e institucionais que ligam a Figueira da Foz ao Mundo, a ansiedade do desconhecido foi "amenizada pelo carinho e boa-vontade das autoridades e cidadãos figueirenses, que se desdobraram em iniciativas para prover pelo seu conforto e bom acolhimento".

 

Neste percurso, de cerca de dois kms e com duração de duas horas, "os visitantes poderão reconstituir a chegada dos comboios de refugiados à Figueira, revisitar algumas das casas onde foram acolhidos e os lugares onde encontraram repouso e amizade solidária".

Este programa foi desenvolvido em parceria com algumas das lojas do "Comércio com História" da Figueira da Foz e desvenda micro-histórias do quotidiano solarengo dos "turistas acidentais" na sua rota do horror para a Liberdade.

O programa realiza-se de Junho a Setembro, à 3.ª feira, pelas 10.00, e aos Sábados, pelas 16.00. Tem o custo de 10€ por pessoa e é gratuito para crianças até 12 anos. O percurso realiza-se no exterior, com breves passagens por espaços comerciais, pelo que deverão ser cumpridas todas as regras de segurança impostas pela DGS.

Os programas culturais "Coração do Bairro - Percurso cultural e gastronómico" e Visita guiada às Igrejas de Santo António e São Francisco vão ser retomados: o primeiro, resultante de uma parceria com o restaurante "O Picadeiro", conta a história da edificação do bairro moderno de Santa Catarina - o Bairro Novo, o primeiro grande empreendimento turístico da cidade, e inclui uma agradável prova de produtos da nossa gastronomia.

O programa de visita às Igrejas irmãs de Santo António e São Francisco introduz ao riquíssimo património religioso e artístico da devoção franciscana na cidade, mostrando a Igreja do antigo Convento de Santo António, da Misericórdia - Obra da Figueira, e, bem assim, a Igreja, Sala do Capítulo e Museu da Ordem Franciscana Secular da Figueira da Foz.

Consulte todas as informações acerca destes e outros programas, bem como as ofertas promocionais e descontos em visitas

 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways