Prototipo Spacex explode na aterragem

A aeronave que explodiu, sem tripulação, era um modelo conhecido como Starship, com quase 50 metros de comprimento e capacidade para transportar até 100 toneladas de carga.

O foguetão foi lançado da base da SpaceX em Boca Chica, no estado do Texas, e ascendeu cerca de 10 quilómetros, antes de regressar ao ponto de partida, onde aterrou, incendiando-se no entanto minutos depois, após uma enorme explosão.

No momento em que o protótipo aterrou, inicialmente sem problemas, o proprietário da SpaceX, o multimilionário Elon Musk, congratulou-se com o aparente sucesso dos testes.

"A Starship SN1 aterrou inteira!" escreveu na rede social Twitter o fundador da empresa norte-americana SpaceX, Elon Musk, uma hora depois da explosão em Boca Chica, numa zona desértica do estado norte-americano do Texas, próximo da fronteira com o México.

"A equipa SpaceX está a fazer um ótimo trabalho! Um dia, a verdadeira medida do sucesso vai ser a banalidade dos voos espaciais", acrescentou o milionário numa segunda mensagem.

"Foi uma magnífica e suave aterragem", afirmou o comentador da SpaceX, John Insprucker, num comentário em direto através do canal da empresa.

No entanto, as chamas no foguete não tripulado eram visíveis enquanto eram extintas pelas equipas presentes no local e alguns minutos depois uma grande explosão fez levantar o aparelho que acabou por se "estilhaçar" no chão.

"Como se o teste não tivesse sido suficientemente empolgantes, o SN10 'experimentou uma desmontagem' rápida e não planeada logo após a aterragem", escreveu irónicamente a empresa SpaceX no portal oficial sem fornecer mais detalhes sobre a explosão.

RIU Hotels & Resorts

FITUR 2021

#EstamosON

Corona - Covid19

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade