Rita Marques: "tal como eu, todos queremos viajar em busca da liberdade"

por: António Manuel Teixeira
Rita Marques: "tal como eu, todos queremos viajar em busca da liberdade"
O Turismo PT

Pedro Costa Ferreira afirmou que existe "um desejo enorme”, assim como mais “capacidade económica das famílias portuguesas”, para voltar a viajar,

O Destino Preferido da APAVT é uma iniciativa anual que pretende dinamizar os fluxos turísticos para um determinado destino, através de um trabalho de marketing e de um trabalho técnico com os operadores turísticos e agentes de viagens, como explicou o presidente da Associação.

Pedro Costa Ferreira afirmou que existe "um desejo enorme”, assim como mais “capacidade económica das famílias portuguesas”, para voltar a viajar, O dirigente prevê que "os destinos de proximidade serão os primeiros a beneficiar da retoma".

Em relação ao Destino Preferido confessou "vamos trabalhar com gente amiga, em quem confiamos", e numa mensagem dirigida aos agentes de viagens, afirmou. "vamos vender a Madeira".

O Secretário Regional de Turismo da Madeira agradeceu ao anfitrião e à secretária de Estado do Turismo, "pelo que fazem pelo país", e aos jornalistas por "prestarem o melhor serviço com isenção", rematando que "estamos aqui para trabalhar".

Eduardo Jesus comunicou que o segundo maior evento da Madeira, a Festa da Flor, que se realiza logo após a Páscoa, este ano "nunca se realizará antes do final de Setembro", altura em que o Governo regional prevê ter "a imunidade de grupo". Embora de organização privada, o maior festival de música da região - Festival do Atlântico - decorre normalmente em Junho, não existe ainda datas, pois "queremos garantir toda a segurança". Ou seja "não queremos que um festival se torne num pesadelo", vincou o secretário Regional de Turismo da Madeira.

O Aeroporto Cristiano Ronaldo criou um "corredor verde para os vacinados", no entanto "os que não estiverem vacinados podem viajar", uma vez que "está montado um serviço de rastreio no Aeroporto", explicou o Secretário Regional.

A secretária de Estado do Turismo afirmou: "tal como eu, todos queremos viajar em busca da liberdade", acrescentando que "os europeus prevêem viajar nos próximos seis meses".

Rita Marques alertou para o facto de que "o turismo mudou, nós mudamos". Ou seja não podemos pensar que será igual ao que foi até 2019, uma vez que existe medos, preocupações e desconfianças. No entanto compete a cada player quebrar tudo isso.

A governante afirmou que "há uma janela de esperança, para uma janela turística". Existe muita vontade em viajar, todos os países querem receber os turistas para poderem levantar a sua economia. Só com a chegada de turistas a Portugal, é que a nossa economia irá melhor, podendo assim ajudar outros sectores.

Como foi o caso da cultura,  no âmbito dos programas 360 Algarve e 360 Alentejo, que a Secretaria de Estado do Turismo e o Turismo de Portugal pagaram os eventos culturais dos programas.

Rita Marques recordou "há outra agenda mais positiva, no âmbito da Presidência do Conselho da Europa, enquanto líder do Turismo Sustentável, onde a Madeira tem trabalhado nisso". Salientou que o que os turistas vão procurar mais é a sustentabilidade e o digital. "Portugal tem essa matéria prima e com recursos humanos altamente qualificados".

A gestora afirmou que "temos trabalhado na retoma turística, numa retoma aérea", com, entre outros meios, "campanhas digitais para os mercados emissores", concluiu.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways