Parques de Sintra propõe divertidas actividades para o mês de Fevereiro

por: Zita Ferreira Braga
Parques de Sintra propõe divertidas actividades para o mês de Fevereiro
Wilson Pereira

Em pleno Inverno, o mês de Fevereiro é marcado pelo frio, mas a animação do Carnaval contribui para aquecer os dias

.

Nos parques e monumentos de Sintra, a agenda assinala esta festividade e dedica particular destaque à diversão proporcionada pelas actividades em família.

Celebrar o Carnaval, no Palácio Nacional de Queluz, com uma evocação da época barroca; desfrutar de um passeio de burro na floresta sintrense; participar numa caça ao tesouro, no Palácio Nacional de Sintra; são apenas alguns exemplos das muitas experiências que por aqui se podem desfrutar.

Para o primeiro dia de Fevereiro, está previsto o programa “Aqui Há Burro!”, na Reserva de Burros implementada na Tapada de D. Fernando II, junto ao Convento dos Capuchos.

Nas sessões, que acontecem pelas 10:00, 12:00 e 15:00, todos os sábados de Fevereiro, as crianças e as suas famílias são levadas a conhecer melhor a história e as características destes animais, ao mesmo tempo que interagem com eles.

A actividade termina com um agradável passeio pela floresta de Sintra, em que as crianças montam e os pais conduzem os burros à guia.

No fim de semana seguinte, o Palácio Nacional de Sintra é palco de “Danças com História: D. João I – O retrato da infanta Isabel de Avis”, que decorre, pelas 11:00 do dia 08 de Fevereiro.

Nesta apresentação, a Associação Danças com História utiliza os trajes, as danças e os sons da época para levarem os participantes até ao século XV, “mais especificamente à altura em que o Palácio recebeu a visita do pintor Jan Van Eyck, que aqui se deslocou com o objectivo de fazer o retrato de D. Isabel, filha de D. João I.”
 Em 1428, foi através dessa pintura a óleo que o poderoso duque de Borgonha conheceu a sua prometida, que viria a tornar-se na mulher mais poderosa do seu tempo. A actividade conta com uma visita guiada ao circuito da exposição.

Faça chuva ou faça sol,, pelas 11:00 de 15 de Fevereiro, a Quintinha e Tapada de Monserrate acolhe as “Famílias na Floresta”, programa que resulta da uma parceria entre a Parques de Sintra e a Movimento Bloom e “que tem como objectivo estimular a religação das crianças e das suas famílias à natureza”.

Brincar, correr, trepar, jogar, fazer abrigos e conceber trabalhos de artes plásticas com elementos naturais, são exemplos de actividades que permitem que todos aprofundem as relações consigo próprios, com as outras pessoas e com o meio natural. Simultaneamente, promove-se a criatividade e a aquisição de competências individuais e colectivas.

Pelas 15:00 de 22 de Fevereiro, sábado gordo, celebra-se o “Carnaval no Palácio de Queluz” “com uma animada e criativa evocação do período barroco”.

Após um “atelier” de máscaras, personagens de época acompanham os participantes num percurso pelo Palácio, cujos faustosos salões assistiram a grandes festas e receções da Família Real, e envolvem-nos activamente num momento de música e de dança setecentista. Esta actividade é dirigida a famílias com crianças a partir dos seis anos.

Outra proposta dedicada às famílias é o “Tesouro do Rei”, que se realiza, pelas 15:00 do dia 23 de Fevereiro, no Palácio Nacional de Sintra.

Com mais de 700 anos de história, este Palácio guarda muitos segredos; uma das formas mais divertidas de descobri-lo é através deste jogo de pistas. Para encontrar o misterioso tesouro do rei, todos vão viver uma aventura emocionante, recheada de tarefas para completar e de enigmas para resolver.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade