Em Dezembro o Natal celebra-se nos Parques e Monumentos de Sintra

Nos parques e monumentos de Sintra, a programação de Dezembro pensa no Natal apresentando propostas pensadas para crianças e adultos

 

.
O último mês do ano é marcado pela chegada do inverno e pela alegria do Natal, que, para muitos, é também sinónimo de férias e de actividades em família.

Por isso nos parques e monumentos de Sintra, a programação de dezembro reflecte o espírito desta quadra festiva e apresenta propostas pensadas para proporcionar a crianças e adultos experiências plenas de diversão e de aprendizagem.

Pelas 11:00 dos dias 12, 13 e 14 de Dezembro, no Picadeiro Henrique Calado, em Belém, Lisboa, a Escola Portuguesa Arte Equestre apresenta o espectáculo “Crininhas: o cavalo que queria ser rena”, que pretende dar a conhecer aos mais novos o universo da Alta Escola Equestre Portuguesa, num contexto natalício.
“Acompanhando a história do jovem cavalo Lusitano Crininhas, que sonha transformar-se numa rena e que, entretanto, muda de ideias quando o seu pai lhe explica o que é ser um cavalo da Escola Portuguesa de Arte Equestre,” o público fica a conhecer melhor esta arte e os exercícios que os cavalos e os cavaleiros praticavam no tempo dos reis e das rainhas.
Ao mesmo tempo, transmite-se a magia do Natal e evocam-se os valores da amizade e da família. O programa tem início com uma visita às cavalariças do Páteo da Nora, seguindo-se o espectáculo no Picadeiro Henrique Calado.

Na Quintinha de Monserrate, vive-se a azáfama da preparação da festa natalícia, com o programa “Era uma vez na Quintinha…no Natal!”, que acontece pelas 10:30 do dia 14 de Dezembro.

Os divertidos irmãos Túlio e Tibério estão atarefados a preparar a festa, quando se deparam com um imprevisto: a estrela da árvore de Natal desapareceu e é preciso encontrá-la. Para desvendar este mistério, contam com a ajuda de todos os participantes, pois vai necessário seguir pistas, pintar, cantar e viver uma grande aventura inspirada nas histórias, nos sons, nas cores e nos sabores desta quadra.

Também pelas 11:00 do dia 14 de Dezembro, no Palácio Nacional de Sintra, realizam-se “Danças com História: D. João I – A Jornada de Ceuta”, que recorre aos sons, às danças e aos trajes da época, para proporcionar uma viagem até ao princípio do século XV. Nesta apresentação, a Associação Danças com História há uma viagem á época em que D. João I aqui planeou parte da jornada que conduziria à conquista de Ceuta, em 1415, que marcou o início da Expansão Portuguesa. Recorda-se, especialmente, o momento relatado pelo cronista Gomes Eanes de Zurara, em que a planta do local teria sido reproduzida com recurso a favas e cordas. A experiência completa-se com uma visita guiada ao Palácio.

Pelas 10:30 e também pelas 11:45 de 15 de Dezembro, “as sonoridades natalícias vão animar o Palácio de Monserrate, com o concerto para bebés “Manhã de Natal””.

Trata-se de um espectáculo musical interactivo que estimula o sentido melódico e rítmico dos participantes e que promove a interação lúdico-musical entre pais e filhos. Nesta viagem pela música clássica, invoca-se a noite mais mágica do ano ao som de melodias como “Manhã Feliz” (“Silent Night”, de Joseph Mohr/Franz Xaver Gruber), exploram-se sons, timbres e ritmos.

Outra proposta para as crianças e para as suas famílias é o recém-inaugurado Centro de Interpretação da Natureza de Monserrate. Nos dias 7, 14 e 21 de dezembro, às 15h00, há visitas pedagógicas, que dão a conhecer os valores naturais mais importantes da Serra de Sintra, estimulando o contacto com a natureza e a sensibilização ambiental. Através de uma abordagem apelativa e inovadora, com recurso a ferramentas digitais e a materiais didáticos, promove-se uma viagem pelos principais episódios que definiram a história geológica, cultural e natural da Serra de Sintra, para depois se partir à descoberta da fauna e da flora dos ecossistemas únicos desta região.

Na véspera do solstício de inverno, a 21 de dezembro, sábado, às 15h00, nos Jardins do Palácio Nacional de Queluz, tem lugar a visita “Apolo e as Divindades da Luz”, que celebra o início do crescimento dos dias. Percorrendo os Jardins do Palácio Nacional de Queluz e a sua rica estatuária, os visitantes ficarão a conhecer as peripécias de Apolo (Febo para os romanos), o deus da juventude, da luz e da verdade. Reconhecido, sobretudo, como uma divindade solar, era descrito como o deus da divina distância que ameaçava ou protegia o alto dos céus. Completa-se, desta forma, o ciclo de quatro visitas sobre mitologia clássica e sobre os mitos que estão na origem das estações do ano.

A magia de um autêntico Mercado de Natal no Algarve

No fim de semana de 20 a 22 de dezembro, o espírito natalício invade o VILA VITA Biergarten, em Porches, com o VILA VITA Christmas Food Market. Três dias que celebram o melhor dos sabores nacionais e internacionais com a magia dos mercados de Natal do Norte da Europa, das 13:00 às 20:00.

Num ambiente autêntico e próprio desta altura mais fria do ano, os ânimos serão aquecidos por toda a envolvência aconchegante recriada pelas oito cabanas alpinas de madeira, repletas de sugestões para ultimar as compras de Natal como os bonitos cabazes de Natal, produtos da Herdade dos Grous e Quinta de Valbom, coroas de Natal e outras peças decorativas. Tudo ao som animado das bandas Os Compota (Funk Family) e Ricardo Sousa & Banda às 15:30 de 21 e 22 de dezembro respetivamente.

Uma variedade de iguarias inspiradas em especialidades de vários países é oferecida, das quais se destacam o “Bolo-Rei” cozido no momento em forno de lenha, a tradicional Raclette com batatas e pickles, Gyosas, salsichas artesanais do talho do Biergarten ou waffles com diferentes coberturas, entre muitas outras. E uma grande variedade de bebidas, como as versões Pilsner e Special Bock Christmas da Cerveja Artesanal Porches (cerveja artesanal própria do VILA VITA), os vinhos Herdade dos Grous e Quinta de Valbom, chocolate quente, chá de Natal e o tradicional vinho quente (Glühwein).

Como um prelúdio para o Natal, todos podem divertir-se com música ao vivo, uma área de recreação infantil com um castelo inflável, pintura de rosto, carrinhos de algodão doce e até uma fogueira se pode assar marshmallows enquanto se espera com expectativa pela visita do Pai Natal

Três dias de celebração de Natal com família e amigos na atmosfera acolhedora e singular do mais autêntico jardim de cerveja alemã de Portugal, que culminará com o sorteio de Cabazes de Natal. Com entrada liv

Fim do Ano

Fim do Ano

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade