Conhecidos os Doces Nomeados da 1ª Eliminatória

por: Zita Ferreira Braga

 Das 907 candidaturas às 7 Maravilhas Doces de Portugal já foram apurados 417 candidatos

 Da segunda fase de votação do Painel de Especialistas vão resultar 140 doces, que os portugueses vão votar nas eliminatórias distritais.

Estes 140 doces serão revelados a 07 de Maio, num programa de televisão que será emitido em directo pela RTP1.

 O Painel de Especialistas votou e ficaram identificados os doces nomeados que avançam na eleição das 7 Maravilhas Doces de Portugal. A lista está agora reduzida a sete doces por distrito ou região autónoma, chegando à lista final de 140 doces que avançam para votação do público.
Este Painel de Especialistas é constituído por 140 personalidades, sete de cada distrito e regiões autónomas. Recorde-se que a organização recebeu 907 candidaturas, num envolvimento sem precedentes de todo o país.

 “Os portugueses estão gulosos por este projeto e vemos isso enquanto o processo de votação avança. Para nós, organização, que acompanhamos o processo desde o primeiro momento é fascinante ver como a eleição vai crescendo, vai ganhando forma e se torna numa oportunidade de projeção e divulgação dos doces e das suas regiões. São centenas os doces que já se comunicaram como candidatos às 7 Maravilhas e que vêm só na candidatura uma oportunidade de serem colocados no mapa”, explica Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas.“ A nossa doçaria é riquíssima e esta eleição comprova-o, com os dois pilares do projeto bem representados, tanto na tradição como na inovação. O papel dos especialistas é garantir a idoneidade do processo, fazendo uma pré-seleção daquilo que os portugueses vão votar. A lista de 140 doces que revelamos a 7 de maio vai ser a cereja no topo do bolo desde processo”, acrescenta Luis Segadães.

 Estes 140 doces vão ser revelados a 07 de Maio e são votados pelo público em 20 programas de daytime, a emitir em directo pela RTP, nos meses de Julho e Agosto. De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

 Uma novidade desta edição “é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por sete figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.”

 
Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de Agosto, dois programas em directo na RTP1, transmitidos em horário nobre. Em cada semifinal são apurados os sete doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os sete elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.

 
A Gala Finalíssima decorre a 07 de Setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos sete doces pelos portugueses como 7 Maravilhas de Portugal.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade