IATA e a UNOCT assinam acordo de cooperação para conter terrorismo em viagens

por: Zita Ferreira Braga
IATA e a UNOCT assinam acordo de cooperação para conter terrorismo em viagens
Divulgação

Memorandum de Cooperação na Contenção de Terrorismo em Viagens, uma acordo assinado entre a IATA e a UNOCT

A Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) e o Departamento das Nações Unidas contra o Terrorismo (UNOCT) assinaram um memorandum que fortalece a cooperação com o Programa das Nações Unidas contra o Terrorismo em Viagens.

O memorandum foi assinado, numa cerimónia virtual, por Vladimir Voronkov, Sub secretário Geral da UNOCT e o Director Geral e CEO da IATA Alexandre de Juniac.

O CT programa de Viagens, uma bandeira da iniciativa global da UNOCT, ajuda os Estados Membros na construção das suas capacidades para detectar e impedir terroristas e criminosos perigosos usando o método avançado de informação sobre passageiros, o registo do passageiro, e outros elementos dos passageiros de acordo com as resoluções do Conselho de Segurança 2178 (2014), 2396 (2017), e 2482 (2019) e outras leis.  

IATA junta-se ao programa na qualidade de primeiro parceiro não governamental.
“Este memorandum de compreensão é basilar não só para o Programa anti Terrorismo em Viagens, mas para UNOCT como um todo, porque é o primeiro acordo concluído com representantes do sector privado.
Simboliza assim a importância da parceria com a indústria da aviação ao estabelecer sistemas de dados dos passageiros fornecendo uma base para a cooperação”, afirmou Voronkov.

Por seu lado, Juniac, sublinha: “ A segurança é um objectivo comum para as companhias aéreas e governos. A responsabilidade fundamental da segurança depende dos governos.  As companhias  aéreas ajudam providenciando aos governos registos sobre os passageiros. Tal facto contribui para uma informação em linha, não esquecendo a lei da privacidade.

A nossa colaboração com a UNOCT irá melhorar eficiência e aumentará um crescimento da corrente de informações vitais. O objectivo é prevenir o terrorismo. Deste modo o mundo será um lugar mais seguro, e voar será mais seguro para todos”.

 
 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade