Airbnb com turismo doméstico, e maior a atenção à limpeza

por: Zita Ferreira Braga
Airbnb com turismo doméstico, e maior a atenção à limpeza
Divulgação

Airbnb pretende atrair estadias superiores a uma semana no início do desconfinamento, tendo em conta que o Turismo doméstico em Portugal, regista uma subida de quase 30% em 2019.

Em pleno processo de desconfinamento com o verão à vista, e já com alguma capacidade de movimentos os portugueses voltam a pensar em viajar tentando encontrar destinos seguros e agradáveis.

Ainda que ninguém possa saber o alcance do impacto da Covid-19, as pessoas continuam a desejar descobrir novos lugares e a plataforma Airbnb adapta-se ao contexto mais imediato, no qual as viagens serão domésticas (dentro do mesmo país) ou de proximidade (na mesma região), mais prolongadas (com a possibilidade de fazer teletrabalho a partir do alojamento) e de caráter familiar.
Para a escolha serão fundamentais os atributos de localização (proximidade e acessibilidade), a flexibilidade na reserva (política de cancelamento), a privacidade e as características do espaço (piscina, jardim, apto para animais de estimação) e os padrões de higiene e limpeza.


Vontade de viajar: O que procuram os portugueses este verão?*

Perante a evolução favorável da pandemia, os portugueses já procuram inspiração para viajar, e inclinam-se de forma clara para as viagens domésticas e de duração superior a uma semana:

1.   Inspiração:

A 10 de Maio, o número de vezes que os utilizadores guardaram anúncios de alojamentos na Airbnb em listas de desejos (whislists) aumentou 430% face a meados de março precisamente antes do confinamento.

2.   Mais do que nunca, destinos domésticos:

a.   64% das pesquisas com destino a Portugal a meio de maio, a partir de qualquer parte do mundo, provinha dos próprios portugueses, quando há três meses estes apenas representavam 16%.

b.   As visitas a destinos de Portugal realizadas a partir de Portugal alcançaram um máximo dos últimos três meses a 10 de maio, após crescerem 250% face ao mesmo dia do ano anterior.

3.   Estadias mais longas:

a.   Também nessa data (10 de maio) as visitas a destinos portugueses para estadias de entre uma a quatro semanas alcançaram o máximo do trimestre após multiplicar-se por três em comparação com o mesmo dia do ano anterior.

4.   Privacidade e equipamentos para famílias: ar livre, com piscina e admite animais domésticos:

a.   O total de pesquisas de casas em Portugal por parte de portugueses com pelo menos um filho multiplicou-se por 2,5 vezes em três meses.

b.   As pesquisas totais diárias de alojamentos inteiros estão, a meio de maio, 73% acima das que se realizavam há três meses: Assim, as pesquisas de alojamentos catalogados em Portugal como Casa, Cottage, Villa, Cabin, Bungalow ou Vivenda lideram as listas de tipologia de alojamentos.

c.   Entre as características mais procuradas pelos portugueses na Airbnb em Maio destacam-se as piscinas com 30%, um indicador da importância que os utilizadores da Airbnb atribuem a este equipamento, ou a possibilidade de admitir animais de estimação (18%). Em Portugal, em 2019, 31% dos anúncios descreviam ter uma piscina, 13% asseguravam estar em frente ao mar e 23% tinham jardim.

E para onde querem viajar os portugueses?*

Destinos tendência para agora

Os destinos mais solicitados nas pesquisas a 16 de maio estão nas zonas de:

- Santarém

- Coimbra

- Beja

- Braga

- Setúbal

Para os meses de verão

As pesquisas para datas entre 15 deJjulho e 15 de Setembro destacam os seguintes destinos:

- Algarve

- Setúbal

- Braga

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade