Na Galiza os fraldários passam a estar, também, disponíveis nas casas de banho masculinas

por: António Manuel Teixeira

Os fraldários que serão colocados nas casas de banho masculinas, fazem parte de um futuro conjunto de leis para aumentar natalidade, e será aplicado a todas as públicas e em alternativa poderá ser uma casa de banho mista.

 

A comunidade autónoma da Galiza vai equipar todas as novas casas de banho públicas masculinas com fraldários, ou seja, com um espaço especialmente preparado para trocar fraldas a crianças.

Esta medida, segundo noticiou o Faro de Vigo, faz parte de conjunto de normas que está a ser elaborado para a futura Lei de Impulso Demográfico.

A Galiza "será la primeira comunidade autónoma a levantar todas as políticas destinadas a promover os nascimentos para toda a gama de leis", noticiou a publicação galega.

A colocação de fraldários, que ainda é exclusiva das casa de banho femininas, deverá passar a ser transversal a todas as casas de banho em estabelecimentos públicos, sendo colocado apenas em novas construções.

"Não será mais válido, como é agora a prática, instalá-los nas casas de banho femininas", segundo o Faro de Vigo.

Em alternativa será a criação de espaços mistos, onde tanto homens como mulheres possam entrar para ir à casa de banho e/ou trocar as fraldas aos filhos.

Outra das medidas deste conjunto de leis é a inclusão de salas de aleitamento nos edifícios de uso público, onde se incluirão os fraldários.

Para os edifícios públicos já existentes, a Xunta de Galicia promoverá a realização de obras para serem adequados a esta nova realidade.

Os estabelecimentos públicos de propriedade privada, como restaurantes, centros comerciais ou desportivos, estarão apenas obrigados a colocar fraldários acessíveis “tanto para homens como para mulheres”, ficando a execução deste propósito à responsabilidade dos seu proprietários.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways