Parque da Pena, em Sintra, encerrado devido a ninho de Vespa Asiática

por: António Manuel Teixeira

A zona ocidental do Parque da Pena, em Sintra, foi encerrado ao público por terem encontrado um ninho de vespa asiática.

A Parque de Sintra -- Monte da Lua (PSML) explica, em comunicado, que a decisão de encerrar a zona ocidental do Parque da Pena, em que se incluiu o Chalet da Condessa d'Edla, surgiu depois de terem sido contactados os serviços de Protecção Civil da Câmara Municipal de Sintra.

A PSML explica que os serviços de Protecção Civil "vão proceder à eliminação do ninho de vespa asiática", prevendo-se que o espaço possa reabrir ao público na manhã de quarta-feira.

As vespas asiáticas constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados, sendo os principais efeitos da presença desta espécie sentidos na apicultura - por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas - e na saúde pública.

Não sendo mais agressivas do que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados as vespas asiáticas reagem de modo bastante agressivo e podem fazer perseguições até algumas centenas de metros.

A destruição dos ninhos deve ser feita com equipamento de protecção e seguindo as orientações constantes no plano de acção, nunca se devendo usar armas de fogo (de caça), mesmo no caso de difícil acesso aos ninhos, pois este método só provoca a destruição parcial do ninho e contribui para a dispersão e disseminação da vespa asiática por constituição de novos ninhos.

Na ausência ou perda da rainha, esta espécie tem a capacidade de as obreiras se transformarem em fêmeas fundadoras e construírem novos ninhos.

Texto: Lusa

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade