Suspensão de vistos a cidadãos do Irão, uma questão de segurança

por: Zita Ferreira Braga

Funcionário iraniano da embaixada portuguesa em Teerão atingido a tiro leva à suspensão de vistos a cidadãos iranianos.


Este incidente com um funcionário iraniano da embaixada portuguesa em Teerão que em Março foi atingido a tiro perto da embaixada causou a suspensão de vistos  a cidadãos do Irão e ainda de todas as actividades da secção consular.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, revelou na terça-feira, no Parlamento, “que a atribuição de vistos a cidadãos iranianos tinha sido suspensa por questões de segurança, sem avançar mais pormenores.”

No entanto a razão central desta suspensão terá sido o incidente ocorrido em Março, uma vez que terá havido quebra de segurança nas instalações diplomáticas, refere o Publico.

Foi a 12 de Março que se deu o incidente com o funcionário iraniano, na altura confirmado por Santos Silva e ainda por Bahram Qasemi, porta voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão.
Este diplomata, terá declarado à agência de notícias iraniana IRNA, que o ataque ocorreu ao norte de Teerão e que parece ter sido motivado por “questões pessoais”.

Na altura, Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros português esclareceu que o funcionário que trabalha na embaixada portuguesa, foi alvo de “uma emboscada” quando saía das instalações. De momento já se encontra em casa, pelo que os ferimentos não terão sido graves, conclui Santos Silva.

Em comunicado, o ministro dos Negócios Estrangeiros assegurou que a medida agora tomada se devia às “condições de funcionamento da secção consular” em Teerão e em nada tinha a ver com questões de segurança no Irão.

O comunicado terá sido emitido, segundo Santos Silva, “para que não haja interpretações erróneas” dizendo ainda “as razões de segurança se prendem com as condições de funcionamento da secção consular” da Embaixada de Portugal em Teerão que “estão a ser identificadas e corrigidas” e, uma vez ultrapassadas, “possibilitarão a retoma do seu funcionamento, tão brevemente quanto possível”.

 “A suspensão das actividades da secção consular compreende todas as actividades, não se dirigindo especificamente à emissão de vistos para cidadãos iranianos (ou dos outros países cobertos pelo posto) em viagem para Portugal”,acrescenta.


A nota salientava também que “a suspensão é uma decisão cautelar das autoridades portuguesas, para melhorar a segurança do seu posto consular e em nada resulta de uma avaliação sobre as condições gerais de segurança na República do Irão, ou de qualquer outro aspecto de natureza institucional ou política”.
Fonte Público

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade