Observatório de Turismo de Navarra junta-se ao Observatório da OMT

O Observatório de Navarra  tornou-se no Primeiro Observatório de Turismo de Espanha a juntar-se à INSTO, aumentando assim para 25 os membros da rede formada por um grupo de destinos que assumiram o compromisso  de melhorar os resultados através  da monitorização contínua do impacto do turismo ao nível dos destinos.

 

O Observatório de Turismo de Navarra é liderado pela Direcção de Turismo e Comércio do Governo de Navarra baseando-se nas actividades de observação já estabelecidas na área económica, alargando o seu  esforço a um acompanhamento mais alargado, incluindo a medição periódica do impacto social e ambiental do sector.

A incorporação de Navarra na rede é apoiada pelo governo espanhol que deste modo se compromete  ainda mais em fortalecer os seus destinos, utilizando as oportunidades criadas pelos novos avanços tecnológicos para garantir o desenvolvimento sustentável dos destinos.

Zurab Pololikashvili, secretário geral da OmT saúda o acontecimento afirmando:
Celebramos a iniciativa de Navarra que revela um forte compromisso, a nível local, medindo permanentemente o desenvolvimento do turismo, que não só trará maior evidência sobre o impacto económico, social e ambiental do sector, como também facilitará a tomada de decisões e os processos de estabelecimento de políticas e o fortalecimento do desenvolvimento sustentável em Navarra”.

Isabel Oliver, secretaria de Estado do Turismo, tem demonstrado o seu apoio a este projecto de cooperação entre a OMT e Navarra em matéria de Turismo sustentável em Espanha. O projecto terá um efeito multiplicador podendo compilar de forma sistemática e periódica dados e evidências científicas do Turismo  em todas as suas dimensões de sustentabilidade que fazem parte da Agenda 2030. “O que não se mede não se pode melhorar” afirmou a secretária de Estado que assegurou ainda: esta iniciativa entronca perfeitamente com Estratégia de Turismo Sustentável do Governo de Espanha e em particular com a Iniciativa dos Destinos Turísticos Inteligentes”.

Por seu lado, Manu Ayerdi, Vice Presidente para o desenvolvimento Económico de Navarra, salientou: “Com a Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO), a OMT oferece uma excelente plataforma para partilhar experiências e estratégias de monitorização e desenvolvimento basadas em casos de sustentabilidade exemplar noutros destinos turísticos”.

Para garantir a inclusão e o desenvolvimento guiado para as partes interessadas, o Observatório seguirá uma atenção participada mediante a criação de um grupo local de peritos
interdisciplinares, uma das características chave dos observatórios INSTO.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade