Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde, será um hotel de 5 estrelas

por: António Manuel Teixeira

O grupo hoteleiro açoreano Slicedays, foi o vencedor do concurso de recuperação e exploração turística do Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde, ao abrigo do programa Revive.

 

O Mosteiro é um imóvel centenário e emblemático da cidade, que se encontra mesmo em frente ao rio, abandonado há mais de uma década.

A Slicedays vai ter a concessão do imóvel por 50 anos, no entanto terá de realizar obras profundas. A autarca de Vila do Conde, Elisa Ferraz, espera que a abertura do hotel de 5 estrelas possa ocorrer ainda no seu mandato, embora admite que num espaço tão antigo e carregado de história qualquer intervenção tem uma variável de imprevisibilidade, referiu a Rádio Onda Viva.

O Mosteiro de Santa Clara que é monumento nacional desde 1910, comemora este ano 700 anos de existência. Está na posse do Estado desde 1834.

As propostas de ambas empresas foram entregues em Agosto de 2017 e, na altura, a edil tinha-se mostrado “satisfeita com mais um passo dado” na recuperação do mais emblemático património da cidade.

Esperamos que o vencedor do concurso apresente uma proposta que devolva vida e dignidade ao mosteiro, através de uma utilização adequada”, afirmou à Lusa.

O edifício está sem utilização desde 2007, tendo sido sujeito a obras de manutenção em 2015, da responsabilidade da autarquia, mantendo-se como um dos mais icónicos monumentos do concelho.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade