Casal de Ventozela Prime Selection, um vinho diferente que sugere modas antigas

por: Zita Ferreira Braga

Cumprindo a missão de revelar o melhor do terroir dos Vinhos Verdes, Casal de Ventozela apresenta, pela primeira vez, “um vinho que nasceu da vontade de homenagear as tradições da região”.

 


Casal de Ventozela, produtor familiar localizado na pequena freguesia de Mogege, em Vila Nova de Famalicão, na sub-região do Vale do Ave, acaba de introduzir uma nova referência no seu espólio de vinhos: o Casal de Ventozela Prime Selection, que entra directamente para o topo da hierarquia da casa, “afirmando-se como o primeiro topo de gama do produtor”.

A justificação está na forma como o vinho é pensado e feito, recuperando uma das tradições mais antigas da região dos Vinhos Verdes.

Devido à juventude e austeridade que os vinhos apresentavam logo após as colheitas, “havia a necessidade de os domar e deixar repousar, sempre de forma controlada, até que estivessem prontos a ser bebidos”. Quando bem acompanhados, estes vinhos revelavam uma significativa evolução, mostrando o seu potencial de envelhecimento.


O Casal de Ventozela Prime Selection é, assim, uma reinterpretação moderna desta técnica. Na prática, “é composto por um blend de três colheitas selecionadas de Alvarinho e uma de Avesso. No caso da casta Alvarinho, foram recuperados os melhores lotes de 2015, com estágio de 30 meses, e de 2016, com estágio de 18 meses, ambos em barricas de carvalho francês. Seguiu-se a introdução da casta Avesso, da colheita de 2017. Foi depois engarrafado em 2017”.


O resultado é um vinho complexo nos aromas, com notas de “tosta perfeitamente integradas com citrinos e um perfil ligeiramente floral”. No palato apresenta-se “elegante, com boa acidez, revelando apontamentos de fruta branca”. O conjunto afirma-se pela boa concentração e pela harmoniosa integração da madeira. Delicado, é a companhia perfeita para pratos de peixes gordos assados no forno, pratos de carne, massas e queijos leves.


A esta estreia, o produtor junta um novo lançamento, o Casa de Ventozela Avesso 2017, a tempo de celebrar a estação do bom tempo que promete prolongar-se. A distribuição é exclusiva da OnWine Nacional.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways