Mc Donald's do Café Imperial do Porto, considerado o mais bonito restaurante de todo o mundo

O restaurante Mc Donald's Imperial, na cidade do Porto, foi considerado pelo site 9GAG como o mais bonitos do mundo.

 

Trata-se de um restaurante completamente diferente do que é comum se ver.

Localizado no que já foi o Café Imperial nos anos 40, apresenta uma decoração em estilo art deco - frisos em relevo, vitrais coloridos, lustres pomposos. Em contraste, as mesas e bancos são modernas e coloridas. No rés-chão bem iluminado fica o balcão e o café, e no subsolo há mais lugares.
Na fachada está a águia imperial junto ao logo da lancheria.
Está numa das principais artérias do Porto, a Avenida dos Aliados, perto da Estação de São Bento, da Sé, da rua de Santa Catarina, da Torre dos Clérigos e da Ribeira.

Aquando da sua inauguração, possuía uma porta giratória, e dominando a entrada figura uma Águia Imperial, em bronze, da autoria de Henrique Moreira.
No interior, existiam, à entrada, inicialmente, dois balcões. À esquerda, um para a venda de café. À direita, para a venda de jornais e tabaco.
O recinto do café era formado por um salão amplo, que ainda se mantém, com um balcão majestoso ao fundo que ocupava quase toda a largura do recinto.
No piso inferior, existia uma enorme sala de bilhar, posteriormente adaptada a restaurante. No 1º piso um salão discreto, uma Boîte chic, de onde se via o Café, e um Bar com pequeno terraço. O tecto do Bar era de vidro fosco e cristal.
No salão do Café, as paredes estavam decoradas com espelhos de cristal e por cima destes um friso de baixos relevos em gesso, representando motivos de dança, da autoria de Henrique Moreira, que ainda hoje se mantêm, embora agora patinados a dourado em vez de prateado. Ao fundo, por cima do balcão e a todo o comprimento da parede, um belo vitral da autoria de Leone: Nesse vitral, onde se notam influências de Art Déco, está representado o ciclo do café - colheita do grão, transporte por navio, descarga e finalmente o café servido à mesa.

No início da década de noventa, para fazer face a uma menor utilização, o café foi palco de vários espectáculos de música ao vivo, que ocorriam aos fins- de-semana, e atraíam numeroso público.
Mais recentemente, como foi dito, o Café foi adquirido pela cadeia McDonald's que o adaptou ao seu funcionamento, mantendo da traça original os elementos decorativos, desde a Águia Imperial, agora sobrepujando o lettering característico daquela cadeia de fast food internacional, até aos frisos decorativos e ao magnífico vitral art-déco de que já falámos, este último ocultado pelo novo balcão, na sua parte inferior.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade