Xiaomi junta-se ao Chef José Avillez e prova que também se “come com os olhos”

por: Inês Nunes
Xiaomi junta-se ao Chef José Avillez e prova que também se “come com os olhos”
Avillez

Belcanto acolheu projecto pioneiro em Portugal, com auxílio do fotógrafo Javier Corso.

A Xiaomi lançou a sua gama 14 e 14 Ultra, em parceria com a Leica. Agora, a marca apresenta em Portugal a campanha oficial dos novos dispositivos, enquadrada no patrocínio ao Guia Michelin de 2025 e 2026, onde pretende comprovar a veracidade da expressão "Comer com os Olhos", ao mostrar que o estímulo visual influencia de maneira directa o acto. A premissa confirmou-se, com um estudo em colaboração com a Universidade Politécnica de Valência, liderado por Purificación García, que concluiu que “a apresentação visual dos alimentos não só influencia as nossas escolhas gastronómicas, mas também evoca emoções, memórias e influencia as nossas preferências alimentares.”

Por isso mesmo, criou-se o primeiro pairing fotográfico a ser materializado num restaurante de estrela Michelin em Portugal. A combinação funde “uma criação de alta cozinha com narrativas visuais inspiradas na mesma”. "Ao juntar fotografias captadas pelo Xiaomi 14 Ultra como parte da harmonização de um prato estamos a criar uma nova experiência”, afirma Tiago Flores, Country Director da empresa tecnológica em Portugal.

O projecto foi desenvolvido na Rua Serpa Pinto, em plena baixa lisboeta, e “realça o impacto da criatividade e da estética na gastronomia”, refere José Avillez, Chef e Fundador do Belcanto, espaço que viu nascer a “experiência sensorial única”, através de imagens conseguidas no smartphone “revolucionário” com uma “lente lendária”. O fotógrafo Javier Corso, cuja participação foi fundamental, admitiu ter passado a olhar para o aparelho móvel como “a câmara mais pequena” que alguma vez teve.

O prato seleccionado para a sessão é composto por quatro criações que refletem a inovação característica do duas estrelas Michelin, e foi servido com um reforço acerca da inspiração por detrás dele, através da qual “o fotógrafo Javier Corso se influenciou para cumprir o desafio de captar registos fotográficos que complementem a criação do Chef”. O conceito pretende representar um passeio por Lisboa, com a captura da alma vibrante da cidade.

O restaurante que serviu de estúdio é um nome sonante no mundo culinário nacional, além de assegurar a 25ª posição na lista “The World’s 50 Best Restaurants”. Oferece “uma cozinha portuguesa contemporânea num ambiente sofisticado que nos faz viajar do romantismo do antigo Chiado até ao futuro”. É possível optar pelo menu de degustação ou o serviço à la carte – composto por uma ou duas entradas, um prato principal e uma sobremesa à escolha, sendo sempre precedido de Petiscos e finalizado com Petit-Fours. Está ainda disponível a harmonização, de entre uma carta “abrangente, diversificada” de vinhos, que “inclui mais de 350 referências”, e até mesmo “algumas relíquias e raridades”.

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