Katowice recebe hoje, carro totalmente eléctrico com mensagem de Lisboa Capital Verde 2020

por: Zita Ferreira Braga

Projecto “COP By Electric Car”: um carro totalmente eléctrico saiu de Lisboa a 03 de Dezembro tendo parado em sete países e 13 cidades europeias

 

Um  Modelo 100% eléctrico da Kia, e-Niro, percorreu um total de 3192 km (até Berlim) “com paragens e encontros estratégicos em três antigas Capitais Verdes Europeias: Vitoria-Gasteiz em Espanha, Essen na Alemanha e Nijmegen nos Países Baixos”.

Na nota de imprensa recebida pode ler-se que “a mesma viagem num carro com motor a combustão teria emitido um total de 511 kg de CO2,” ou seja a mudança para veículo eléctrico levou a uma poupança de 382 kg, ou seja uma redução de 74%.

Chega hoje a Katowice a equipa do projeto COP by Electric Car que partiu do Terreiro do Paço em Lisboa no passado dia 03 de Dezembro, partida que contou com a presença do Vereador Sá Fernandes da Câmara Municipal de Lisboa.

Foram recebidos pelas 12:30 na COP24 - 24ª Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas pelo Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Pedro Matos Fernandes, bem como por Nuno Lacasta, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente e Ana Teresa Perez, Vice-Presidente da mesma entidade.

“Para levar a mensagem da importância da transição para uma mobilidade sustentável e de uma mudança de comportamentos que levem ao cumprimento do não aumento da temperatura média global acima dos 2ºC, a equipa COP by Electric Car partiu de Lisboa com um cocho de cortiça, como símbolo do projecto, que será entregue aos representantes da cidade polaca de Katowice”. 

Durante estes oito dias de viagem, a pegada carbónica está a ser calculada em tempo real, tanto para o desempenho do carro, como para as escolhas dos três passageiros em termos de alimentação e alojamento.

No total, até Berlim, e faltando o último troço entre esta cidade e Katowice, a pegada carbónica da alimentação dos três elementos da equipa COP by Electric Car foi de 56 kg de CO2.

A pegada de água da alimentação foi de 39.008 L de água. No alojamento (banhos e descargas de autoclismos), os três membros da equipa utilizaram 1.424 L de água.

Relativamente ao desempenho do Kia e-Niro, os 3.192 km percorridos representam um total de 129 kg de CO2, sendo estas emissões indirectas resultantes das emissões associadas à produção de electricidade nas respectivas redes.
O consumo médio de electricidade do veículo foi de 17 kW/100km e a velocidade média da viagem foi de 72 km/h, tendo sido gastos um total de 38 horas e meia em carregamentos  (cerca de  14 horas em carregamentos diurnos e 24 horas e meia em carregamentos noturnos).

Para Luís Costa, Partner da Get2C e o condutor desta viagem, “as maiores limitações que encontramos ao longo do percurso estão relacionadas com a desadequada rede de pagamentos e a falta de uniformização das tomadas. É fácil, confortável e é um enorme prazer conduzir este carro. É surpreendente o quanto podemos aprender enquanto condutores e enquanto seres humanos.“

A viagem COP by Electric Car partiu de Lisboa no dia 03, tendo já parado em 10 das 13 cidades: Madrid, Vitoria-Gasteiz (Capital Verde Europeia em 2012), San Sebastian, Bordeaux, Tours, Paris, Bruxelas, Nijmegen – a atual Capital Verde Europeia – Essen (Capital Verde Europeia em 2017), Dortmund e Berlim. Dresden, Breslávia e Katowice serão as três últimas paragens feitas entre o dia de hoje e amanhã.
Ao longo do percurso aconteceram vários encontros estratégicos com os protagonistas políticos europeus da área da sustentabilidade, de forma a debater-se e a colocar na agenda mediática a viabilidade do modo elétrico na Europa, bem como chamar a atenção da opinião pública para os desafios da descarbonização.

Juan Carlos Escudero, coordenador da Green Capital de Vitoria-Gasteiz e Iñaki Prusilla, Vereador do Ambiente daquela cidade, foram os primeiros a receber a equipa COP by Electric Car.
De seguida, na paragem em Bruxelas, o encontro foi com Enrico Brivio, Porta-voz da Comissão Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos, Pesca e Transportes. Em Nijmegen, a atual Capital Verde Europeia, a equipa COP by Electric Car reuniu-se com Harriët Tiemens, Vereadora de Sustentabilidade daquela cidade, e Michiel Hustinx, Coordenador do projecto “Nijmegen European Green Capital 2018”. Kai Lipsius, Coordenador de “Essen Green Capital” recebeu na cidade alemã o grupo do projecto português. Todos enviaram mensagens de apoio à cidade de Lisboa para a preparação da European Green Capital 2020, reafirmando o compromisso de trabalhar conjuntamente para a neutralidade carbónica das cidades em 2050.

O COP By Electric Car é uma iniciativa inserida no conceito Cooler World e promovida pela Get2C, empresa portuguesa que atua na área das alterações climáticas, energia e mercados de carbono. Conta com os apoios institucionais da Câmara Municipal de Lisboa, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Associação Portuguesa do Veiculo Elétrico, da Mobi.E, da Associação Zero, do Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial /GRACE, da Shake, bem como com o patrocínio da Salomon/Suunto e da Kia através da cedência de uma viatura 100% elétrica, o novo Kia e-Niro.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways