Lançada competição de start-ups de Turismo Gastronómico

por: Zita Ferreira Braga

OMT lança a primeira competição mundial de start-ups de Turismo Gastronómico

 

 

A Organização Mundial de Turismo (OMT) e o Centro Culinário Basco (BCC) encabeçam uma iniciativa pioneira para o sector do turismo gastronómico, com uma convocatória mundial para start-ups ou empresas, antigas ou emergentes, tecnológicas e não tecnológicas, com ideias inovadoras capazes de revolucionar e integrar a gastronomia no turismo inspirando nos turistas novos motivos para viajar. 

A OMT, em colaboração com o seu Membro Aliado, o Centro Basco Culinário, lança a Primeira Competição Mundial de Start-Ups de Turismo Gastronómico (1st UNWTO Gastronomy Tourism Start-up Competition), a primeira grande iniciativa do mundo que irá identificar as novas empresas que irão liderar a transformação do sector do turismo  gastronómico.
O património cultural imaterial tornou-se num factor que atrai e cativa turistas.
O turismo gastronómico, componente e portador de cultura e tradição é um recurso indispensável que junta valor e traz soluções para destinos que precisam de ofertas que os distingam como produtos únicos.
A Competição permitirá selecionar as melhores soluções e os projectos que mais beneficiem o sector.

Para Zurab Pololikashvili, secretário geral da OMT: “ A inovação e as inversões turísticas não são um fim em si mesmas, mas sim um meio para fomentar melhores produtos turísticos, melhorar a liderança política do turismo e aproveitar a sua comprovada sustentabilidade, criando emprego e oportunidades”.


Por seu lado, Joxe Mari Aizega, Director de Centro Basco de Culinária afirmou que “A educação e a inovação são fundamentais para o desenvolvimento de um turismo gastronómico sustentável. O Centro Basco de Culinária sempre apoiou o empreendimento e o desenvolvimento de novos projectos empresariais, para assegurar o futuro do sector.Seguindo esta linha estamos orgulhosos em podermos colaborar uma vez mais com os nossos sócios da OMT para continuarmos a fomentar o empreendimento e a inovação vinculados ao turismo gastronómico, através desta iniciativa”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade