"Shakespeare: A Última Vontade e Testamento" para ver na RTP2

por: Zita Ferreira Braga

A RTP2 transmite um documentário sobre William Shakespeare, onde se procura descobrir a verdade por detrás do autor mais evasivo e influente do mundo.

"Shakespeare: A Última Vontade e Testamento" é um documentário sobre a vida de William Shakespeare, que explora a infância em Oxford, a linhagem nobre, a vasta erudição, as viagens a Itália e detalha a sua ligação íntima com a cena teatral de Londres, bem como com a corte.

Através de comentários "on-camera", surge um autor verdadeiramente humanizado. Um Hamlet da vida real emerge, cujas experiências trágicas fornecem a matéria-prima para o cânone, refere a nota de imprensa.


Este documentário relaciona os principais acontecimentos históricos do final da Era Tudor, incluindo a crise de sucessão e a rebelião no Essex. As políticas de poder da Era Isabelina, assim como a própria figura de poder da Rainha, são temas explorados pelos comentadores do documentário que procuram ligar as peças e sonetos de Shakespeare ao turbulento mundo da corte. No final, o espectador é desafiado a explorar as questões históricas, políticas e artísticas que estão por detrás do mistério de quem escreveu Shakespeare.

Vanessa Redgrave e Mark Rylance questionam a verdade por detrás do autor mais evasivo e influente do mundo, acabando por descobrir um nobre esquecido, cuja história pode reescrever a sua própria história.


Terá sido William Shakespeare, o comerciante de grãos de Stratford, realmente o ícone literário que celebramos hoje? Elogiado pelos críticos como "uma poderosa realização artística" e "uma força para reavaliação histórica, este documentário explora o maior mistério literário de todos os tempos: quem escreveu as obras de William Shakespeare? Mark Twain, Sigmund Freud, Charlie Chaplin e Orson Welles são algumas das muitas figuras famosas que duvidam que um comerciante de grãos de Stratford seja a Estrela dos Poetas de Inglaterra.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade