×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 835

Conchita Wurst dedicou a vitória aos que acreditam "num futuro sem discriminação"

por: António Manuel Teixeira

Conchita Wurst, a cantora austríaca que venceu o Festival Eurovisião da Canção, dedicou a vitória aos que acreditam "num futuro sem discriminação".

 

"Não foi uma vitória apenas para mim, mas para quem acredita em um futuro sem discriminação, baseado na tolerância e no respeito", disse numa concorrida conferência de imprensa após o seu regresso.

A artista, "alter ego" do cantor Tom Neuwirth, foi recebida no aeroporto de Viena por milhares de fãs que não paravam de cantar "Rise like a Phoenix", canção com que conquistou o segundo triunfo da Áustria no Festival - o primeiro foi em 1966.

Embora tenha dito à imprensa que a sua vitória é uma mensagem para "alguns políticos", citando o presidente russo Vladimir Putin, Conchita insistiu que não se trata de abrir um debate de direitos humanos entre Europa e Rússia. "Na Rússia também há lugares onde sou muito bem-vinda", disse, lembrando que a sua actuação recebeu cinco pontos do país.

Apesar da bandeira antipreconceito, Conchita Wurst afirmou que não pretende ser uma embaixadora da tolerância, mas dar sua pequena contribuição a uma missão em que, disse, felizmente não está sozinha. "Há pessoas mais poderosas e que poderiam fazer mais. Ainda assim, a minha obrigação como artista, com o dom que tenho, é trabalhar nesse sentido", declarou.

Conchita também se referiu às críticas que recebeu no seu país quando foi escolhida para concorrer ao Festival. Uma pesquisa realizada por um jornal de grande circulação austriaco concluiu que 79% dos austríacos não estavam orgulhosos da sua candidata. "Os comentários contra mim não me interessam. Não me interessaram antes nem me interessam agora", sentenciou.

Quanto aos planos para o futuro, a cantora se revelou ambiciosa. "Quero o mundo inteiro", confessou. "O meu grande objetcivo é um Grammy. E no caminho agarro tudo o que puder", avisou ela, que já recebeu ofertas de produtores de Los Angeles e convites para diversos eventos de celebração do orgulho gay.

Conchita Wurst é um personagem criado por Tom Neuwirth, um estilista de moda e cantor homossexual de 26 anos. Após ficar em segundo lugar em "Starmania", um programa caça-talentos da TV pública austríaca em 2006, Neuwirth participou num grupo musical.

Em 2011, o artista reinventou-se e apareceu num novo concurso já como Conchita Wurst. Explica que Conchita surgiu como uma resposta à intolerância que sofreu na adolescência por ser homossexual.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade