Perdidos e Achados – O Sobrevivente

por: Francisco Pinto de Sousa
Perdidos e Achados – O Sobrevivente

Armamar e o incêndio que vitimou catorze dos seus bombeiros é uma tragédia que Portugal não esquecerá e muito menos os habitantes daquela vila. Desse desastre tremendo há um sobrevivente. Ele recordará como acidentalmente escapou á morte.

Sábado, dia 10 de Janeiro, às 21:00h

A 8 de Setembro de 1985, 14 bombeiros da corporação de Armamar morreram a combater um fogo. O único sobrevivente foi José Fulgêncio. O fumo intenso fê-lo desorientar-se e o bombeiro acabou por perder os colegas quando subiam a encosta da serra de São Cosmado. Foi isso que o salvou das chamas.
José Fulgêncio acabou por encontrar os corpos carbonizados de alguns dos colegas, entre os quais o do irmão e o do filho.
O dia da tragédia ficou marcado na memória dos habitantes de Armamar. Eram poucas as casas onde não havia familiares, amigos ou vizinhos mortos na tragédia.
Dos 14 bombeiros que morreram mais de metade deixou mulher e filhos muito novos. Muitos lares perderam os chefes de família e, em muitos casos, o único sustento.
O Perdidos e Achados voltou a Armamar. Queriam saber como é que a população deu a volta a uma tragédia que tem já 23 anos, mas que está bem presente na memória de cada um.

Jornalista: Ana Peneda Moreira
Imagem: Rui do Ó
Edição: João Nunes
Produção: Eduarda Batalheiro, Diana Matias
Coordenação: Sofia Pinto Coelho
Direcção: Alcides Vieira 

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade