Projecto turístico das Rotas das Invasões Francesas com novas iniciativas

por: Zita Ferreira Braga

Este projecto turístico junta regiões transfronteiriças do Centro de Portugal e de Castela e Leão.


Projecto Interreg NAPOCTEP – Rotas Napoleónicas por Espanha e Portugal é um importante produto turístico que junta as regiões transfronteiriças do Centro de Portugal e de Castela e Leão com o objectivo de promover  o desenvolvimento dos territórios abrangidos.

A reunião do Comité de Direcção serviu “para apresentar trabalhos já desenvolvidos no âmbito do projecto, assim como apontar caminhos para o futuro”.

Há ainda a destacar a apresentação das “rotas turísticas relativas à Terceira Invasão Francesa, que teve início em Julho de 1810 e terminou em Abril de 1811.

 No que se refere ao território nacional, a invasão começou em Almeida continuando para o Bussaco, onde teve lugar uma batalha, que terminou nas Linhas de Torres Vedras, tendo os invasores retirado.

Na reunião referida foi ainda lançado o desafio para que, “no futuro, sejam integradas as rotas das duas primeiras Invasões Francesas, associando, deste modo, outros municípios com importante património histórico”.


Esteve presente a Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, representada por Jacques Mattei e Eleonora Berti, que deram a conhecer as iniciativas previstas para a Comemoração do Bicentenário da Morte de Napoleão, que terá lugar este ano e à qual os parceiros se vão associar.

O objectivo do projecto Interreg NAPOCTEP, liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, é transformar o património da época das invasões francesas – assente nas Rotas Napoleónicas – “num produto turístico de qualidade e sustentável, capaz de criar riqueza e emprego em zonas espanholas e do Centro de Portugal”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade