A população reconhece a incidência positiva do Turismo, revela um inquérito da OMT

por: Zita Ferreira Braga

De acordo com o primeiro inquérito internacional realizado pela Organização Mundial de Turismo (OMT) e IPSOS, 47% dos entrevistados considera o Turismo como gerador de riqueza.

De acordo com o primeiro inquérito internacional realizado pela Organização Mundial de Turismo (OMT) e IPSOS, 47% dos entrevistados pensa que “vive em cidades com grande número de turistas”, mais de 50% considera que o turismo tem um impacto positivo na geração de riqueza e na promoção de intercâmbios culturais e 49% considera que deveriam ser adoptadas medidas que ajudem a uma melhor gestão do Turismo. Sòmente 12% dos inquiridos estão a favor de uma limitação do número de visitantes.

O inquérito online realizado com o objectivo de melhor compreender o sentimento dos residentes relativamente ao turismo urbano, o seu impacto e estratégias de gestão, recebeu respostas de 12mil pessoas em 15 paises.

Segundo Zurab Pololikashvili, Secretário Geral da OMT, “Hoje em dia é mais importante que nunca contar com uma gestão adequada do sector turístico, a favor tanto dos turistas como dos residentes bem como assegurar que as comunidades locais beneficiem do Turismo e sejam ouvidas” Acrescentando ainda: “O estabelecimento de uma norma de rota para o turismo urbano, que esteja em plena consonância com a agenda urbana, é uma necessidade premente”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways