Fotos de mais de 100 personalidades, nuas, na web - "quem as roubou é um agressor sexual"

por: António Manuel Teixeira

As fotos nuas de diversas actrizes, entre elas Jennifer Lawrence, que apareceram na internet este fim de semana, podem ter sido obtidas por invasões a serviços de armazenamento na nuvem (cloud) ou e-mail.

 

Apesar de muitas imagens terem sido nitidamente feitas com telemoveis, é improvável que esse tipo de acesso indevido tenha sido usado já que o hacker precisaria ter contacto directo com os aparelhos.

Muitos smartphones oferecem opções que sincronizam automaticamente as fotos com serviços na internet, como Dropbox, iCloud e Google+. Caso um "chico esperto" consiga descobrir uma senha ou usar qualquer outro truque para aceder à conta de uma pessoa, as fotos alojadas nesses espaços podem ser descarregadas.

Um código que realiza um ataque de força bruta contra o iCloud, da Apple, foi publicado hoje. Ataques de força bruta são aqueles em que o invasor tenta diversas senhas até conseguir o acesso. Serviços online protegem utilizadores contra esse tipo de invasão com bloqueios ou freios que impedem a realização de muitas tentativas de acesso a uma mesma conta.

O hacker que divulgou as fotos de Jennifer Lawrence nua, disse no fórum 4chan ter fotos de mais 100 personalidades femininas nuas, publicou o site do jornal "Daily mail".

Lena Dunham, actriz e criadora da série de TV "Girls", pediu aos seus seguidores no Twitter que não vejam as fotos das personalidades. "A forma como você exibe o seu corpo deve ser uma escolha sua. Apoie essas mulheres e não veja essas fotos. Lembre-se, quando olhar para essas fotos está a violar essas mulheres. A sério, não se esqueça que a pessoa que as roubou e as divulgou não é um hacker: É um agressor sexual", escreveu Dunham.

Não há prova de que as fotos tenham sido obtidas dessa maneira, mas a publicação do código aumentou as suspeitas de que esse tenha sido o caminho usado pelo criminoso. Segundo Alexey Troshichev, especialista que publicou o código, a Apple adicionou bloqueios de protecção, mas alguns internautas relatam que o iCloud continua vulnerável em algumas regiões.

Outro meio, mais tradicional, é a invasão da conta de email. Fotos íntimas costumam ser feitas com o intuito de serem enviadas a outra pessoa. Quando um criminoso obtém acesso a conta de endereço eletrónico de algum famoso, a caixa de emails enviados pode revelar o que foi compartilhado. Quem recebeu as fotos também pode ser vítima de ataques.

Uma possibilidade mais remota é a de que alguém conseguiu os telemóveis usados e depois usou algum aplicativo para recuperar arquivos já apagados. Um estudo divulgado em Julho por uma empresa de segurança conseguiu recuperar 40 mil fotos apagadas de 20 smartphones usados adquiridos na web.

Segundo relatos de internautas, as imagens foram divulgadas por um hacker anónimo que queria trocar as imagens pela moeda virtual bitcoin.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways