×

Alerta

JUser: :_load: Não foi possível carregar o utilizador com o ID: 828

Lisboa prepara várias iniciativas para celebrar o 25 de Abril

por:

A cidade que serviu de palco principal para a revolução de 1974 vai acolher uma série de eventos para celebrar os 40 anos do 25 de Abril.

Para além da Galeria de Arte Urbana em movimento nos carros do lixo, Lisboa tem muitas mais actividades para celebrar e homenagear o 25 de Abril e os seus intervenientes.


No dia 24, o Terreiro do Paço vai receber pelas 21:30 uma edição especial de vídeo mapping intitulado "Projectar Abril", de Nuno Maya e Carole Purnelle com música de Luís Cília. Quando terminar, por volta das 21:45, o palco que estará montado na praça irá acolher um concerto especial com a participação de B Fachada, Camané, Capicua, Capitão Fausto, Carlos Guerreiro, Coro Lisboa Cantat, Couple Coffee, Dead Combo, Flak, João Peste, JP Simões, Júlio Pereira, Linda Martini, Maria do Céu Guerra, Norberto Lobo, Stereosauro, Velha Gaiteira, Xana, You Can't Win Charlie Brown e Zeca Medeiros.


No final da noite, por volta da meia-noite, vai haver ainda lugar a um espectáculo pirotécnico, que encerram as comemorações do espectáculo "Mais Abril, 40 anos".


A Cinemateca, por sua vez, programou a projecção de imagens dos dias revolucionários de 1974 filmadas nos formatos amadores comuns à época, especialmente Super 8. O convite é feito a todos aqueles que tenham filmagens do género e que as queiram partilhar.


O Teatro Aberto preparou um concerto comentado, "Lembrando as Heróicas", que pretende homenagear as canções de Fernando Lopes-Graça, e que vai passar pelas 21:30 na Sala Azul. Um projecto com concepção e direcção do maestro João Paulo Santos e com a participação dos solistas Ana Ester Neves, Luís Rodrigues e Mário Redondo.


Ainda na noite de 24, pelas 22:00, está prevista uma concentração no Largo do Carmo com o objectivo de "reviver e reclamar o espaço público".


Em Sintra, no Centro Cultural Olga Cadaval, temas como "E Depois do Adeus", "Grândola Vila Morena" ou "Somos Livres" vão ser tocados pela Orquestra Juvenil Mestre Domingos Saraiva, dirigida pelo professor Admar Ferreira. Um espectáculo que propõe um reavivar de memórias através de canções que "marcaram uma época".


Toda a programação da cidade de Lisboa pode ser consultada no site da Câmara Municipal de Lisboa criado para o efeito.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade