Bruxelas esforça-se para que haja mobilidade plena este Verão

por: Zita Ferreira Braga

A Comissão Europeia apresentará este mês uma proposta legislativa sobre o passaporte de vacinação.


Não há tempo a perder. Com a chegada da Primavera, Bruxelas acelera para pôr em vigor o mais cedo possível o passaporte de vacinação.

Com este documento será possível uma mobilidade plena na União Europeia durante o Verão, dando um pouco de luz à maltratada industria turística.

 
Ursula von der Leyen,, presidente da Comissão Europeia revelou que “ apresentaremos este mês uma proposta legislativa para um Passaporte Verde Digital”. Pretende deste modo que este documento digital inclua um certificado que justifique que o viajante foi vacinado, bem como os resultados da prova de Covid 19 no caso dos cidadãos não vacinados, outra informação.

O Passaporte Verde Digital deverá facilitar a vida dos europeus. O objectivo é o de permitir que se desloquem gradualmente de forma segura na União Europeia ou no estrangeiro, seja em trabalho ou em turismo” explica van de Leyen.


Uma vez apresentada a proposta legislativa deverá passar pelo filtro dos Estados membros que terão a ultima palavra 

 sobre  se o passaporte permite a entrada de viajantes  nos respectivos países sem se submeter a novo teste, refere elDiario.es.

Em comunicado enviado a propósito da reunião informal de ministros do Turismo da U.E. a ministra de Industria, Comercio e Turismo, Reyes Maroto Reyes Maroto defendeu que “os certificados são uma ferramenta útil e eficaz para retomar a mobilidade de forma segura” Acrescentando que “É importante ter as ferramentas preparadas para iniciar a mobilidade e tornar a colocar a Europa como destino de viagens seguro desde que os dados sobre o vírus o permitam”, salienta.

 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade