Forum Vê Portugal inaugurou sem a presença do edil de Castelo Branco

por: António Manuel Teixeira

A cidade de Castelo Branco recebe hoje e amanhã a sexta edição do Fórum de Turismo Interno Vê Portugal, em que o Presidente da autarquia esteve ausente por se encontrar a ser julgado.

 

Esta edição conta com mais de meio milhar de participantes e em como finalidade “perceber o que é que vai ser o turismo na próxima década”, conforme afirmou Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP).

A ausência de Luís Correia, substituído pelo Vice Presidente da autarquia albicastrense, deve-se com o facto de se encontrar a ser julgado por ter contratado, duas vezes, uma empresa detida pelo pai e com ligações a mais familiares, entre elas a mulher, deputada socialista Hortense Martins.

Pedro Machado referiu que o Vê Portugal existe “seguramente, por aquilo que representa do ponto de vista da discussão, do interesse que desperta, mas também pelos temas que colocámos na agenda". O dirigente afirmou ainda que "estamos particularmente imbuídos neste espírito de perceber o que é que vai ser o turismo na próxima década”.

Numa altura em que se discute o Turismo cinematográfico ou a inovação digital, depois do Governo ter estado no Festival de Cinema de Cannes a captar novas produções para Portugal, Pedro Machado salientou que este segmento permite “chegar a novos mercados e novos produtos”, num momento em que existe “um ligeiro arrefecimento em relação aquilo que é a procura”.

A sazonalidade foi outro dos temas abordados no discurso de abertura do presidente, onde destacou a importância do turismo interno enquanto “instrumento poderoso no combate da sazonalidade e no prolongamento da estadia média”, com enfoque principal para regiões como o Centro de Portugal, Alentejo e Açores, uma vez que se encontram mais afastadas dos aeroportos, uma vez que, segundo Pedro Machado, são as “portas de entrada prioritárias” no país, recebendo 75% do fluxo turístico nacional.

O Presidente deixou um convite para "participarem na descoberta da gastronomia, nomeadamente um prato de lampreia que eu nunca vi".

Durante o intervalo foi exibida a curta-metragem, do realizador luso-canadiano William Vitória, "Mar". Infelizmente a maioria das pessoas não viu, uma vez que se realizou numa altura propicia para networking.

O Fórum de Turismo Interno Vê Portugal decorre até 22 de maio, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, e conta com mais de três mil participantes e mais de 200 oradores convidados.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways