Município de Penacova aposta no turismo de natureza

por: Zita Ferreira Braga

Município de Penacova lança o Km0 - Centro de Inovação do Turismo de Natureza em Penacova um projecto que tem como objectivo dinamizar o turismo de natureza na região

 

O principal objectivo do KM0 - Centro de Inovação do Turismo de Natureza em Penacova é o de dinamizar o turismo de natureza no concelho através do apoio a actividades que favorecem o aparecimento de soluções inovadoras capazes de explorar o potencial da região.

O KM0 conta com o apoio do Instituto Pedro Nunes, da Universidade de Coimbra e de algumas das startups tecnológicas, instaladas na região.

Segundo Humberto Oliveira, Presidente do Município de Penacova, “o  KM0 pretende afirmar-se como um “hub” de inovação empreendedorismo, que servirá para apoiar os negócios nascentes nesta área, permitir o acesso dessas empresas / projectos a novas tecnologias capazes de suportar a sua implementação, e como ponto de ligação e mobilização do município, criar um acervo de conhecimento cientifico, técnico e legislativo, entre outros, bem com a infraestrutura que possa servir de base para a exploração turística”.


Assumindo o turismo enquanto eixo de desenvolvimento regional, os promotores deste projecto apostam ainda no potencial da região para a prática e promoção o turismo de natureza. “A geografia do terreno permite que se realizem diversas atividades ligados ao Turismo e Desporto de Natureza. Em todo a vasta área do concelho, existem circuitos pedestres, trilhos de Trail Runinng e BTT, todos devidamente homologados e sinalizados, que permitem descobrir vários recantos naturais, sejam eles em espaços urbanos ou rurais. Ou seja, Penacova conjuga montanha, biodiversidade e os vales onde correm os rios Mondego e Alva com condições privilegiadas para a prática dos desportos de natureza, onde se destaca atualmente a canoagem, slide, rappel, paintball, escalada, BTT e os passeios pedestres. Penacova tem ainda dois parques de campismo e duas praias fluviais”, acrescenta Humberto Oliveira.


A criação do Centro de Inovação do Turismo de Natureza é a resposta a “uma das necessidades e estratégias apontadas pelo Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) que define o turismo de natureza como um dos 10 produtos turísticos estratégicos para Portugal.”

Com a criação deste produto prevê-se um crescimento anual de 5% nos próximos anos, fruto dos principais mercados emissores de turismo de natureza a nível europeu (Alemanha, Reino Unido, Holanda, Escandinávia, França e Itália).

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