Centro Cultural de Cascais exibe peças de cerâmica decoradas pela realeza

por: Zita Ferreira Braga

Centro Cultural de Cascais exibe peças de cerâmica decoradas pela realeza no Espaço Capela do Centro Cultural de Cascais, entre 14 de Dezembro e 24 de Fevereiro de 2019.

 

Embora muitos desconheçam tal facto, o certo é que alguns membros da família real portuguesa do século XIX se dedicou à decoração de peças de cerâmica.

Pode assim admirar peças de serviço e decoração pintadas pelos Reis D. Fernando II, D. Luís I, o patrono da respectiva Fundação, D. Carlos I e por rainhas, príncipes e membros da corte, provenientes das coleções do Palácio Nacional da Pena, do Palácio Nacional da Ajuda e do Museu Nacional de Arte Antiga e de coleções particulares.

Nos objectos expostos, predominam os temas rurais, representações da vida selvagem existente nas imediações do Palácio ou recriações do dia-a-dia na corte.

Para além de serem usadas na vida quotidiana da realeza, estas peças serviam também de oferta a familiares e amigos da corte.

A ligação dos reis portugueses à Fábrica de Sacavém acontece durante a época de veraneio.

No final do século XIX, a realeza passava o verão em Cascais, acompanhada pela nova aristocracia e burguesia. Durante esse período, o Rei D. Luís I conhece John Stott Howorth, à época dono daquela fábrica, iniciando-se assim uma relação que só terminará com o fim da monarquia.


O objectivo  da mostra “A Família Real e a Loiça de Sacavém”, organizada pela Fundação D. Luís I e a Associação de Amigos de Loiça de Sacavém (AALS), é “recriar o ambiente cultural da época, bem como a envolvência artística em que as peças de cerâmica eram decoradas pela família real e produzidas em Sacavém


Para tal, o programa conta também com um recital de canto e piano, a  24.fev.2019, pela soprano Sónia Alcobaça e pelo Maestro João Paulo Santos, ao piano, com obras de compositores próximos da família real (Alfredo Keil, Angelo Frondoni e Vianna da Motta, entre outros).

Haverá também dois seminários, a 12 e a 26 de Janeiro de 2019 promovidos pelo Museu de Cerâmica de Sacavém e pela AALS.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade