Festas do Mar: Xutos & Pontapés registaram a maior enchente deste ano

por: António Manuel Teixeira

A sétima noite das Festas do Mar registou a maior enchente de sempre, com o concerto de Xutos & Pontapés. Lamentamos a posição da autarquia que tentou impedir-nos de fazer os directos para a nossa página de Facebook.

 Como era esperado, a actuação de Xutos & Pontapés levou dezenas de milhares à Baía de Cascais.

Foi um concerto "hà Xutos", ou seja onde a qualidade e o carisma estiveram presentes durante a hora e meia de concerto.

Tim e Zé Pedro apareceram em palco de costas para o público, exibindo o "X" nas costas, enquanto Kalu, Gui e João Cabeleira iam tocando os primeiros acordes de "Enquanto a noite cai".

Segui-se "Salve-se quem puder" e "Tu e eu". Após estes três temas os fotógrafos e jornalistas foram 'convidados' a sair da frente palco. 

"Esta vocês conhecem bem", referiu Tim na apresentação de "Contentores". O público vibrou com o tema e acompanhou a banda durante todo o tema.

Desde a Baía de cascais até à Fortaleza da Cidadela, o público apreciava e acompanhava a banda. para o lado oposto para o lado do jardim Visconde da Luz.

A banda que celebra este ano 37 anos, tocou também "Fim de Semana", "Som da Frente", "Esquadrão da Morte", "Ligações Directas" e "Da Nação".

Antes de entrar nas mais "clássicas", como Tim classificou, sentimos que o público estava completamente "agarrado" ao som e às palavras que vinham do palco. os cachecóis, discos, e outros objectos com o nome da banda eram imensos e os proprietários faziam questão em mostra-los.

Seguiram-se os temas mais conhecidos, que pertencem ao álbum "Circo de Feras", além do tema que deu nome ao disco, interpretaram "Homem do Leme", "Se me amas", "Dia de S. Receber" (onde mais uma vez Kalu interage e brinca com o público). Foi com À minha maneira" que a banda se despediu pela primeira vez dos seus fans.

Cerca de dois minutos depois regressam para interpretar outro "clássico", "Maria". O público não se continha de alegria e contentamento com o espectáculo e gritava cada vez mais alto a letra da música. Com o "Não sou o único" e "Ai se ele cai", terminam a segunda parte do concerto. mas o público gritava e pulava a pedir que regressassem.

A banda fez-lhes a vontade, mas antes de começarem com "Chuva dissolvente", Zé Pedro disse "muito sinceramente quero agradecer muito a vocês todos, pois sem vós não seriamos nada ao longo destes 37 anos".

O concerto terminou com um, ou o mais, mediático tema de Xutos & Pontapés - "Casinha". O público voltou a pedir para regressarem, mas a banda não lhes fez a vontade.

Ao Jornal Hardmusica, a autarquia de Cascais tentou impedir de fazer os directos das músicas para o nosso facebook. Primeiro pedindo-nos para sair de uma área de estacionamento "por razões de segurança", algo que em nenhuma edição isso tinha acontecido naquela área. Pedir à Régie para cortar o sinal do monitor que se encontrava na zona dos jornalistas e por fim pedir ao vigilante para nos impedir de filmar, mesmo quando estávamos no recinto público. É lamentável que situações destas aconteçam.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways