Festival Caixa Ribeira: cartaz completo no Mercado Ferreira Borges

O Festival Caixa Ribeira que se realiza na Ribeira do Porto a 03 e 04 de Junho apresenta a programação completa para as salas do Mercado Ferreira Borges

O Mercado Ferreira Borges é um dos espaços mais carismáticos da Ribeira do Porto e as salas I e II do Hard Club locais emblemáticos e privilegiados para os melhores concertos. São agora anunciados os nomes que completam a programação destes dois espaços. Na Sala I, a juntar a Simone de Oliveira, actuarão Filipa Cardoso, Miguel Ramos e Paulo Ribeiro. Na Sala II para além da apresentação do novo CD de Kiko, actuarão Joana Almeida, José Geadas, Beatriz Felizardo, Sandra Correia e Teresa Tapadas.


Filipa Cardoso acreditava, em 2004, aos 25 anos e depois de ser mãe, que "sem cantar Fado a sua vida não fazia sentido" e concorre à Grande Noite do Fado, em Lisboa. Venceu nessa noite, que decorreu no Teatro São Luiz e passou a ser presença notada em casas de Fado de referência do país como Arcadas do Faia, Café Luso, Marquês da Sé ou Clube de Fado, tendo ficado como fadista no elenco privativo do Sr. Vinho, da fadista Maria da Fé. Segue-se o Teatro de Revista. Em 2005 deve-se assinalar o lançamento, numa edição de autor, do seu primeiro CD, "Fragmento do Fado". Em 2007, participou no Festival RTP da Canção, num dueto com Edmundo Vieira. A canção "Desta Vez" ficou em 6º lugar. Em 2009, lança o seu segundo álbum "Cumprir Seu Fado", com a participação de Argentina Santos no tema "Fado da Herança". Estará no Caixa Ribeira, dia 03 de Junho.

Também no dia 03, actuará Miguel Ramos,que iniciou a sua carreira aos 14 anos como fadista na casa de Fado "Os Ferreiras", com Fernando Maurício.
Em 1996 concorre a vários concursos de Fado onde obtém em todos o 1º lugar com a "Balada do Sol Errado". Após a consagração na Grande Noite do Fado, foi convidado a integrar os elencos das casas de Fado mais prestigiadas do país. Aos 24 anos, foi convidado a integrar o elenco da peça de teatro "Amália" de Filipe La Feria, onde ficou durante dois anos. Posteriormente foi convidado por Jorge Fernando a fazer parte do CD "100 anos de Fado". Como músico, teve o privilégio de substituir, aquele que ainda hoje é a sua referência musical, Carlos Manuel Proença. Miguel Ramos tocou para fadistas profissionais como Camané, Aldina Duarte, Pedro Moutinho, Lenita Gentil, António Rocha, Anita Guerreiro, Carlos do Carmo, Fernanda Baptista, Ada de Castro, Ana Sofia Varela, Maria da Fé, Maria Amélia Proença e outros.

Paulo Ribeiro tem mais de duas décadas de carreira e é o rosto e a voz do Bandalusa, um dos grupos de maior êxito na música ligeira portuguesa. A sua incursão no Fado já não é novidade e a sua paixão pela música portuguesa e a procura constante de novos desafios levaram-no a aceitar este convite. Uma abordagem diferente ao Fado, para ouvir e gostar, ou nã, no dia 03 de Junho.

Mercado Ferreira Borges – Sala II: Kiko, Joana Almeida, José Geadas, Beatriz Felizardo, Sandra Correia e Teresa Tapadas


Joana Almeida tem apenas 18 anos e o Fado é-lhe paixão recente. Ainda assim, tem um talento inato, e por isso, com mérito, venceu o 2º Grande Prémio Nacional do Fado (RTP1/Rádio Amália) – 2015. A sala II do Hard Club recebe-a no dia 03 de Junho.

No mesmo dia, chega ao Caixa Ribeira, José Geadas, que aos seis anos começou a tocar de ouvido instrumentos de corda. Primeiro o cavaquinho, depois a guitarra portuguesa. Com nove anos foi vencedor da Grande Noite do Fado de Lisboa, na Aula Magna, com um tema inédito que deu título ao seu primeiro CD, "Assim sou Feliz". Fez parte do elenco do Musical "Fado -História de Um Povo" de Felipe Lá Féria exibido no Casino do Estoril.

Também alentejana e também a 03 de Junho, chega aos palcos do Caixa Ribeira Beatriz Felizardo, que começou a cantar aos sete anos de idade, tendo participado em diversos concursos televisivos.
Hoje, tem uma agenda cheia de concertos e promete ser um caso sério na nova geração de fadistas.

A 04 de Junho, sobe ao palco do Caixa Ribeira Sandra Correia. Profissional desde os 16 anos de idade, a sua carreira é rica de concertos percorrendo palcos de muitos países europeus. Fez rádio, cinema, mas é no Fado que assenta a vida. Tem uma voz sólida e hoje é fadista residente no Clube de Fado, em Alfama.

Também no último dia do Festival, Teresa Tapadas. Em 1997, a convite de Ricardo Pais e Mário Laginha, participa em Raízes Rurais, Paixões Urbanas, actuando no Teatro S. João, no Porto, na Cité de La Musique, em Paris, e no Teatro da Trindade, em Lisboa. Em 2001 integra o grupo Entrevozes e, em 2004, o grupo Quatro Cantos. Depois de participar no CD La Copla y El Fado, acompanhada pela Orquestra Nacional da Moldávia, estreia-se com o LP "Meu Grão de Paraíso". Muitos têm sido os países a reconhecerem-lhe o talento. Em 2012 edita o 2º de originais, "Traços de Fado". Depois veio a versão ao vivo, registada para CD no espectáculo realizado no Centro Cultural de Belém, no final de 2014.

Até ao presente estão já confirmados

Aldina Duarte; António Chainho com Paulo de Carvalho e Mafalda Arnauth; António Zambujo; Beatriz; Beatriz Felizardo; Filipa Cardoso; Filipe Duarte; Gisela João; Gonçalo Salgueiro; Hélder Moutinho; Joana Almeida; Joana Amendoeira; Jorge Fernando; José Geadas; José Manuel Neto; Liliana Luz; Maria Armanda; Maria da Fé; Maria João Quadros; Miguel Ramos; Nelson Duarte; Paulo Ribeiro; Pedro Moutinho; Raquel Tavares; Rodrigo & Florência; Sandra Correia; Sara Correia; Simone de Oliveira; Teresa Tapadas; Kiko

 

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade