Festas do Mar: Ana Moura irreconhecível e sem voz

por: António Manuel Teixeira

As Festas do Mar receberam ontem Ana Moura num dos piores concertos a que assistimos da fadista. A primeira parte esteve a cargo de Mimicat que também não esteve bem.

Mimicat teve a responsabilidade de abrir as actuações no quinto dia de Festas do Mar perante pouco público.

Num anoitecer ameno e que convidava a um passeio junto ao mar cascalense, foram ainda perto de duas centenas de pessoas as que ouviram e pouco aplaudiram uma das mais recentes apostas de Paulo Junqueiro na Sony Music Portugal.

Mimicat tem efectuado vários espectáculos pelo pais mas muito há ainda por corrigir, a começar pelo correcto uso da voz que se perde nos agudos impossíveis de escutar e que podem a médio prazo trazer dissabores as cordas vocais da artista se a mesma não os souber dosear.

Mas a sua actuação em Cascais teve também situações positivas desde logo a interacção com o público, e a sua magnífica banda que esteve muito bem numa viagem por blues, rock&roll, soul e jazz.

Passavam poucos minutos das 22:00 quando subiu a palco a fadista Ana Moura.

"Boa noite Cascais" foi o cumprimento quando já se ouviam acordes de "Amor Afoito", o tema com o qual abriu concerto. Para grande surpresa a voz de Ana Moura quase não existia, mesmo perante um grande esforço da artista em se fazer ouvir. "E tu gostavas de mim" composto por Miguel Araújo foi o tema que se seguiu, tendo a fadista pedido "essas palmas", obtendo resposta tímida, quase nula, por parte do público.

Ana Moura na primeira intervenção disse que " estamos quase no fim da digressão de Desfado" sendo o alinhamento deste concerto composto por " temas do Desfado e também os que mais marcaram o meu percurso". O público até agora adormecido, acordou com "Leva-me aos Fados" onde acompanhou o refrão.


Ana Moura teve em Cascais das piores prestações a que assistimos, não porque tenha desafinado, mas porque a voz não dava para mais. A fadista fez o que conseguiu mas dado o estatuto alcançado, não foi de todo o suficiente e no futuro deverá evitar estas situações. Porque faz falta à musica portuguesa e porque o público merece ouvi-la no seu melhor.

Arrastou-se em Fados que exigiam mais pujança na voz como "A Fadista". Melhorou quando interpretou "Porque teimas nesta dor" e um dos seus maiores sucessos "Búzios".

O primeiro grande momento da noite veio com o "Valentim" que fez a assistência bater palmas, levantar o pé do chão ou simplesmente gritar "virou" como se de um vira de tratasse.

A habitual guitarrada veio mostrar o maravilhoso "naipe" de músicos que acompanham a fadista de Coruche. A saber: Mário Costa na bateria, André Moreira no baixo, Viola de fado Pedro Soares, Ângelo Freire na guitarra e João Gomes nos teclados. Ângelo Freire esteve em plano de destaque e mereceu das maiores ovações da noite. No pior a destacar o Mário Costa que num solo exagerado com as baquetas ouviu muitos assobios. O público queria fado e não um baterista a mostrar qualidades de rocker. Ana Moura regressou a palco com "Fado a Lado" onde registamos uma melhoria na projecção vocal.

Convém notar que mesmo aquém do seu potencial a fadista manteve uma constante afinação e a espaços mostrou o seu enorme talento. "Estamos a celebrar esta tournée tao vitoriosa graças a vocês e portanto estamos a revisitar os temas mais marcantes" disse antes de cantar em inglês.

Com o decorrer do concerto o publico ia abandonando o espaço. Seria do frio que não existia? Seria da hora adiantada? Seria do concerto?

E quem não se lembra da "Casa da Mariquinhas"? O público de Cascais tinha a letra bem memorizada e acompanhou a fadista. Seguiu-se depois um pé de dança com o "Bailinho à portuguesa" acompanhado por palmas dos cascaenses.

Aos primeiros acordes de "Desfado" surge um burburinho no publico antes da fadista anunciar que " no próximo sábado partimos para gravar o novo disco". Ao longo do tema, o público cantarolou o tema com a fadista e com acompanhamento de palmas.

Apos curto encore onde o público abandonou em grande número o recinto, os músicos voltaram a correr ao palco seguidos por Ana Moura que interpretou "Loucura" e "Fadinho Serrano".


Um concerto para esquecer de Ana Moura. Mas que mesmo assim saiu de palco muito aplaudida.


Para hoje são aguardadas as actuações de Ricardo Carriço e do cabeça de cartaz Paulo Gonzo.

 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade