A música de Wim Mertens em duo no Centro Cultural de Belém

por: Zita Ferreira Braga

Wim Mertens, um músico belga de referência, estará a 02 de Junho no Centro Cultural de Belém num concerto a duo com o saxofonista Dirk Descheemaeker.

A música de Wim Mertens alimenta os mais fervorosos e por vezes até imprevisíveis cultos: Raymond Benson, um dos escritores responsáveis pelas continuadas sagas de James Bond, inclui uma referência à música do compositor belga na aventura do agente secreto britânico que levou o título de "High Time To Kill", em 1999.

O que faz pleno sentido, afinal de contas, mistério é o que não falta nas composições deste prolífico artista que já lançou mais de 60 títulos desde que se estreou em disco em 1980.


Desta vez, Mertens traz um duo a Portugal: juntamente com o clarinetista e saxofonista Dirk Descheemaeker, o compositor entrega-se a alguns momentos decisivos da sua obra - como o emblemático "Struggle For Pleasure" - ou trabalhos mais recentes como "Charactersketch", o seu novíssimo álbum, com data já de 2015.

Este formato de duo oferece a Wim Mertens a possibilidade de olhar para a sua obra de um novo e diferente ângulo permitindo-lhe explorar não apenas o piano clássico, mas também o piano eléctrico, numa espécie de regresso a algumas das texturas que marcaram o seu trabalho nos anos 80.

Mertens já compôs para cinema, teatro e até para passagens de moda da prestigiada casa Dior. E tem uma carreira recheada de prémios e distinções, tendo inclusivamente sido nomeado para Embaixador Cultural da Flandres. Em Portugal, apresentará um novo espectáculo que tem merecido os mais veementes aplausos nas melhores salas da Europa.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade