"Jorge Pardo Trio" no Teatro São Luiz

por: Zita Ferreira Braga

"Jorge Pardo Trio" uma referência do jazz espanhol, eleito pela academia francesa como melhor músico europeu de jazz, encerra Festival de Flamenco de Lisboa no São Luiz.

 

O Festival Flamenco de Lisboa vai encerrar a sua 7.ª edição com Jorge Pardo, uma referência do Jazz espanhol eleito pela academia francesa como melhor músico europeu de Jazz. Convidado por Paco de Lucía nos anos 80, acompanhou o guitarrista durante mais de 10 anos.


Recentemente, gravou e realizou tournées mundiais com os melhores músicos de Jazz da actualidade, como Chick Corea e Pat Metheny.
O Festival Flamenco de Lisboa surgiu para mostrar o estilo Flamenco, arte que foi considerada pela UNESCO Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Desde a sua primeira edição, em 2008, o Festival apresentou espectáculos em diversos palcos da cidade de Lisboa, como o Teatro Nacional de São Carlos, o Coliseu dos Recreios, a Praça de Touros do Campo Pequeno, o Centro Cultural de Belém e a Aula Magna.
Além de espectáculos, existem também workshops, master classes, exposições, ciclos de cinema, palestras e acções de gastronomia, ligadas ao Flamenco.

Nascido em 1956 em Madrid, Jorge Pardo é uma figura incontornável do Jazz espanhol, com uma forte projecção internacional.
O Flamenco abriu-lhe as primeiras portas ao entrar no sexteto de Paco de Lucía, com quem actuou em diversos palcos mundiais. As colaborações com vários artistas flamencos foram o princípio do que hoje significa o Flamenco-Jazz.
A flauta e o saxofone, é uma referência do seu estilo, no universo do Jazz e do Flamenco. Para além de Chick Corea, Camarón de la Isla e Paco de Lucía, tocou com Gil Goldstein, Pat Metheny, Wagner Tiso, Esperanza Spalding, Carles Benavent, entre outros. Da sua discografia fazem parte parte oito álbuns a solo e mais de 30 colaborações com outros artistas.
Em 2013, venceu o Prémio de Melhor Músico Europeu de Jazz entregue pela Academia Francesa de Jazz.

Para além de Jorge Pardo (flauta e saxofone), o grupo é composto por Josemi Carmona (guitarra) e José Manuel / "Bandolero" (percussão).
Josemi Carmona é um dos fundadores do lendário grupo Ketama e um consagrado guitarrista flamenco.
José Manuel, também conhecido como "Bandolero", é um dos bateristas mais respeitados na cena do Flamenco.

Na tournée de 2013, o grupo apresentou cerca de 100 concertos em toda a Europa, Índia e América do Sul.
O espectáculo "Jorge Pardo Trio" será apresentado no Teatro São Luiz, pelas 21:00 do dia 29 de Outubro.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade