Guitarra é o destaque do Jazz em Agosto de 2014

por: Pedro Santos

O Festival Jazz em Agosto apresenta a sua 31ª edição este ano. Durante os primeiros dez dias desse mês, a Fundação Gulbenkian vai receber alguns dos guitarristas mais representativos deste género musical.


Durante a apresentação do Festival Jazz em Agosto 2014 foi revelado que o destaque deste ano vai para a guitarra, que segundo Rui Neves, director artístico do evento, é um instrumento capaz de evidenciar a versatilidade deste estilo musical.

Entre os dias 01 a 10 de Agosto, o público vai, então, ter a oportunidade de assistir a dez concertos de diversos guitarristas e baixistas que se vão apresentar durante os vários dias.

A Fundação Gulbenkian propõe ainda a exibição de sete sessões de cinema documental durante o período do festival, cuja entrada é livre.
Segundo Teresa Gouveia, o Jazz em Agosto do ano passado "teve uma resposta histórica" e, por isso, a responsabilidade este ano é acrescida.

 A administradora da fundação revelou ainda que o evento vai ser distinguido internacionalmente, na terceira edição do Europe Jazz Network Award com o prémio Adventurous Programming in European Music a ser entregue no próximo dia 26 de Abril, na Alemanha, a Rui Neves.
Entre as razões da atribuição do prémio, o júri destacou "a forte identidade (do Jazz em Agosto) que se foi desenvolvendo ao longo das três décadas".
Este ano, o festival abre as portas a dois projectos portugueses, o de Luís Lopes (Lisbon Berlin Trio) e o de Marco Barroso (L.U.M.E. – Lisbon Underground Music Ensemble) que se apresentam a 05 e a 10 de Agosto respectivamente.

 James Blood Ulmer & The Memphis Blood Band, Ceramic Dog, Real Thing #3, Big Rain, Fred Frith, Joelle Léandre, Hamid Drake, MMM Quartet e Massacre são os nomes que completam.

O festival anunciou ainda o lançamento do CD Pharoah & The Underground, o primeiro LP da Jazz em Agosto Series, que engloba os únicos registos editados da colaboração entre Pharoah Sanders e o saxofonista Rob Mazurek que aconteceu durante a última edição.

Os bilhetes podem ser adquiridos na Fundanção Gulbenkian, no Centro de Arte Moderna ou via online e o seu preço varia entre os 12 e 20 euros.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways